Jesus Norberto Gomes. Criador do Guaraná Jesus
Em reportagem publicada em 2016 pelo "G1", a família do criador contou que a ideia inicial era de que o produto fosse um remédio e a fórmula foi criada num laboratório no quintal da casa onde Jesus morava. O plano não deu certo, mas a mistura de ingredientes resultou num xarope que agradou os netos. A partir daí, a bebida passou a ser comercializada como refrigerante.
Um detalhe irônico desta história é que o criador, apesar de ser chamado Jesus, era ateu e foi até excomungado pela Igreja Católica depois de uma briga com um padre. Jesus ganhou fama de comunista porque distribuía parte dos lucros da farmácia com os funcionários da empresa. O farmacêutico morreu em 1963.
A família vendeu a empresa em 1980 para a antiga Companhia Maranhense de Refrigerante, na época franqueada da Coca-Cola no estado. Em 2001, a marca foi adquirida pela Coca-Cola Brasil e incluída no portfólio da multinacional. O produto passou por uma renovação da identidade visual em 2008. A embalagem atual foi escolhida em votação popular e é inspirada nos azulejos coloniais de São Luís.
Em abril, a coluna do jornalista Lauro Jardim, do GLOBO, revelou que a história por trás do guaraná cor de rosa e de seu inventor vai virar filme. As gravações estão previstas para começar em novembro. O longa com direção de Frederico Machado vai retratar a trajetória de Jesus desde a infância até a criação da bebida. Os direitos foram adquiridos pelas produtoras Desdobro produções, do Maranhão, e Kalstoï, do Rio de Janeiro.
Valorizando e fazendo História!!!
Top, parabéns 🤝
ResponderExcluir