segunda-feira, 10 de junho de 2024

Facções colocaram três estados do nordeste no topo do ranking de homicídios

 Apesar da queda no número de mortes violentas (homicídios, latrocínio, lesão dolosa seguida de morte) em 2024, a violência na Bahia ainda é alarmante e requer atenção das autoridades a fim de criar políticas públicas para reduzir a violência. 

Pela primeira vez desde 2020, o Rio de Janeiro não aparece entre os três estados mais violentos, o " Top 3" segundo dados de janeiro a abril consolidado pelo Ministério de Justiça são agora Bahia, Ceará e Pernambuco. 

            Vítimas de mortes violentas na Bahia em 2023.
      Foto: Arte g1 BA

O número de homicídios nesses estados foi maior do que o de locais mais populosos, como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. A situação mais preocupante há algum tempo é da Bahia, o número não sai do primeiro lugar desde 2020, e só este ano foram 1.488 mortes e a Bahia foi a terceira unidade da federação com mas apreensão de fuzis neste ano, ficando atrás do Rio de Janeiro e São Paulo. Em 12/3/2024 índice registrou queda de 4,1%, mas a Bahia segue como mais violento do país. Os dados apontam uma média de 404 assassinatos por mês. As 4.848 mortes no estado representam uma fatia de 12,2% de todos os casos no Brasil. Em 2020 o estado registrou 5.057 mortes violentas. Facções disputam controle do tráfico na Bahia. Os grupos passaram a fornecer armas e drogas, criando alianças e rixas com o crime organizado do estado, como explica o pesquisador Luis Lourenço, da UFBA. "Facções foram se fragmentado e criando outros vários grupos". A rivalidade intensificou a violência na Bahia. Pelo menos 10 facções disputam território na Bahia, oito delas foram fundadas no próprio estado e outras vieram de fora e são rivais o PCC de São Paulo e o Comando Vermelho, do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Jovem é morta por tiro de fuzil na Linha Amarela no Rio de Janeiro

 Uma jovem identificada como Bárbara Elisa Yabeta Borges morreu na tarde desta sexta-feira (31) após ser baleada na cabeça durante um confro...