Pular para o conteúdo principal

Estação Francisco de Sá

 

Estação Francisco Sá, inaugurada em 6 de janeiro de 1922 para ser o novo ponto inicial da Estrada de Ferro Rio d'Ouro, que anteriormente começava no Caju. Seu nome era uma homenagem ao político que veio a ser ministro de Viação e Obras Públicas no governo do Presidente da República Artur Bernardes. 

Ao seu lado passavam também os trilhos da Linha Auxiliar da E.F. Central do Brasil (rumo a Alfredo Maia) e da E.F. do Norte da Leopoldina (rumo a Barão de Mauá). Em algumas ocasiões, a estação serviu de apoio para os trens dessas ferrovias. 

Com a Rio d'Ouro desativada no fim da década de 1960, a estação foi abandonada, enquanto o pátio ao seu redor ficou servindo como estacionamento de trens. Em 2012, as plataformas e o mezanino foram demolidos e os trilhos retirados para que o terreno virasse um canteiro de obras, restando apenas um casarão em ruínas.

 


Pesquisa: Hugo A Caramuru & Nazareno Florêncio de Paula  

Valorizando e fazendo História!!! 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aniversário meu sobrinho

  O Blog Ibirataia parabeniza hoje(1°/02) Douglas Rodrigues Almeida desejando muitas felicidades, paz, amor e muita saúde! Meu sobrinho há quem diga que és um palhaço. Eu discordo, mas que és divertido e engradado não restam dúvidas. Parabéns e Feliz aniversário!

Aniversariantes do Dia

  O Blog Ibirataia parabeniza hoje (29), o cantor Inho San e sua irmã Cilene Silva de Jesus, desejando  muitas paz, saúde, amor e alegria. Nesta data especial em dobro, gostaria de parabenizar vocês dois por serem tão incríveis. Felicidades, muitos anos de vida e que Deus continue iluminando e abençoando a vida de voceis.

Nota de falecimento

  O Blog Ibirataia manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento de Maria da Gloria Santos Silva, 70 anos (conhecida Goi), ocorrido na tarde de hoje(12/11), no Hospital Prado Valadares em Jequié  Lamento sua perda irreparável, solidarizo-me com a família e amigos neste momento de dor e saudade. Meus sentimentos aos familiares  Denise Machado