Pular para o conteúdo principal

Estrada de Ferro do Norte

  


Poucos sabem que a Estrada de Ferro do Norte" (1886 - 1890, oficialmente "The Rio de Janeiro Northern Railway"), foi uma linha férrea que deu origem a Estrada de Ferro Leopoldina Railway", e que a EF Leopoldina JÁ PASSOU ao lado da tetracentenária Igreja de Nsa. Sra. do Pillar de Iguassu" (1612, concluída em 1696), em frente ao antigo Rio Marobay (atual canal do Rio Pilar, na Av. Pres. Kennedy/Av. Gov. Leonel Brizola, antiga Variante da Estrada Rio-Petrópolis", 1928), no Pilar/Duque de Caxias.

Em 23/04/1886, a linha singela da "EF do Norte" chegou ao Arraial de Merity", região derivada da antiquíssima Freguesia de São João Baptista de Trairaponga" (1645), originada primitivamente no outeiro antes banhado diretamente pela Baía de Guanabara, ao lado do atual retorno do Hotel Capri na Rodovia Washington Luiz, BR-040). Ainda em 1888, já existiam, além da "Estação de Merity" (Centro de Duque de Caxias), as estações ferroviárias de "Sarapuy" (Estação do Gramacho), "Pantanal" (EXTINTA em 1911, localizada em frente ao atual Centro Panamericano de Febre Aftosa"/Av. Pres. Kennedy), "São Bento do Iguassu" (EXTINTA em 1911, que NÃO ERA a "São Bento" do "Ramal São Bento x Ambaí", ativa entre 1968 - 1988 para unir a EF Leopoldina à "EF Melhoramentos do Brazil/Linha Auxiliar", substituindo a "EF Príncipe do Grão Pará" (1881-1964) até a Serra de Petrópolis), "Estação do Pilar" (EXTINTA em 1911, ao lado da Igreja Nossa Senhora do Pilar), "Actura" (Estação de Campos Eliseos), "Rosário " (atual Estação de Saracuruna), "Estrella" (atual Estação de Imbariê) e "Entroncamento" (atual Estação de Piabetá), ponto final da EF do Norte/EF Leopoldina Railway, onde era unificada a "EF Mauá" (1854-1962, a 1a. Ferrovia do Império do Brazil, inaugurada em 30/04/1854 por Irineu Evangelista de Sousa, o "Barão de Mauá", e por Sua Majestade Imperial D. Pedro II). Entre 1886 e 1911, a EF do Norte atravessava a atual região do Pantanal, São Bento, Lote XV e Pilar, no mesmo traçado da Av. Pres. Kennedy, sendo que entre 1911/1912, a velha linha da Leopoldina FOI RETIFICADA entre as atuais estações de Gramacho e Campos Elíseos, permanecendo, assim, até os dias atuais. Os vestígios ainda presentes da linha da EF do Norte/EF Leopoldina Railway nesta região do Lote XV e Pilar são as pilastras em pedra de cantaria sob as pontes do Canal Iguaçu na divisa intermunicipal entre Belford Roxo e Duque de Caxias e do Rio Pilar, na Av. Pres. Kennedy, além de raríssimas fotos, como esta de 1907, garimpadas pelo pesquisador Victor Pedretti. Muitos conterrâneos meus duquecaxienses nem imaginam  que o trem já  passou ao lado da Igreja do Pilar entre 1887 e 1911.

Fotos : Linha da Estrada de Ferro do Norte/Estrada de Ferro Leopoldina Railway sobre o Rio Marobay (Canal do Rio Pilar/atual Duque de Caxias), ano 1907.

Texto: Gilberto Souza Dos Santos 


Créditos nas fotos: Pesquisador  Victor Pedretti


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Aniversário meu sobrinho

  O Blog Ibirataia parabeniza hoje(1°/02) Douglas Rodrigues Almeida desejando muitas felicidades, paz, amor e muita saúde! Meu sobrinho há quem diga que és um palhaço. Eu discordo, mas que és divertido e engradado não restam dúvidas. Parabéns e Feliz aniversário!

Aniversário minha nora

  O Blog Ibirataia parabeniza hoje(1/06) Barbosa França desejando muita saúde, paz, amor, saúde e sucesso sempre.                    Que você tenha um feliz aniversário e seja feliz todos os dias de sua vida!                        Parabéns e feliz aniversário!

Dia do Trabalho

 O Blog Ibirataia parabeniza a todos os trabalhadores que faça chuva ou faça sol estão a cada dia contribuindo para o crescimento do país. Não importa se é advogado, médico, pintor, faxineiro, pedreiros, trabalhador rural, servidor público, todos os trabalhos são digno e os trabalhadores devem ser respeitados reconhecidos pelos serviços que prestam ao bem da comunidade. Como já diz o conhecido ditado: " o trabalho dignifica o homem". A comemoração do 1° de maio vem dos movimentos trabalhistas que atuavam na cidade de Chicago, nos Estados Unidos, no final do século XlX. Esses movimentos trabalhistas surgiram como consequência direta da precarização do trabalho após a Revolução Industrial.   Feliz Dia do Trabalhador a todos que fazem a diferença com seu trabalho diário! Dia do trabalhador que mudou para o Dia do Trabalho, se celebra anualmente no dia 1° de maio no Brasil, Portugal, Rússia, França, Espanha, Argentina, entre outros países. Hoje celebramos não apensas o trabalho,