Pular para o conteúdo principal

Brasil, 92 anos do Voto Feminino

 

No último sábado, dia 24 de fevereiro, o Brasil celebrou 92 anos desde que as mulheres conquistaram o direito de votar e serem votadas pela primeira vez. Esse marco histórico foi estabelecido pelo Decreto n° 21.076, de 24 de fevereiro de 1932, durante o governo do presidente Getúlio Vargas, que também instituiu a Justiça Eleitoral brasileira.

Foi somente na eleição de 1933 para a Assembléia Nacional Constituinte, responsável por elaborar a Constituição de 1934, que o voto feminino foi consolidado. Neste pleito, a ex-professora primária e médica Carlota Pereira de Queirós foi eleita com 176.916 votos, tornando-se a primeira mulher a ser eleita pelo voto popular na América Latina para a Câmara dos Deputados e a única mulher na Constituinte brasileira de 1934.


O Censo eleitoral brasileiro aponta um percentual de 52,65% do sexo feminino. Esse percentual se estende pela maioria dos estados e dos municípios do Brasil, a exemplo de Ubatã. Mas, não representa o mesmo em números de eleitas, ainda muito aquém.

Um destaque importante também se deu no município de Urandi, no centro sul da Bahia, Serra Geral, onde o governador da Bahia Juracy Magalhães, nomeou como interventora em 1936 para o Poder Executivo, Nair Guimarães Lacerda, considerada a primeira mulher no estado da Bahia a ser gestora municipal, tornando-se um símbolo de representatividade feminina na política local.

Antes, em 1935, assume a cadeira de deputada estadual, a suplente Maria Luísa Bittencourt, destacada na literatura politica a 1ª mulher baiana a exercer um cargo político.

Em Salvador, nossa capital com 474 anos de história, em 1992, Lidice da Matta assumiu como primeira mulher a governar o município, tendo Beth Wagner como vice-prefeita. Já em Ubatã, Siméia Queiroz de Souza foi eleita pelo voto popular nas eleições de 2012 e reeleita em 2016, tornando-se a primeira mulher do município a ser chefa do Poder Executivo,  substituindo Cássia Mascarenhas, mas essa, presidente da Câmara, governou o município por força da Lei.

No Legislativo de Ubatã, ao longo de seus 70 anos, dez mulheres já ocuparam cargos de vereadoras - destas,  a  funcionária  pública, Nalvinha Rigaud, única na historia a ser eleita três vezes consecutivas.

Hoje, a ex-professora e empresária do ramo farmacêutico Neide Ferreira, é a única representante do sexo feminino na Câmara Municipal. 

Antecede a elas no Legislativo ubatense, nos anos 70,  Enoe Ribeiro, suplente que assumiu a cadeira, sendo a 1ª mulher a exercer um mandato de vereadora em Ubatã. 

A presença e atuação das mulheres na política só demonstram a importância da igualdade de gênero e da representatividade feminina em todos os níveis de poder.


Artigo de Wesley Faustino. Historiador, especialista em Gestão Pública e Gestão Ambiental (UNEB).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aniversário meu sobrinho

  O Blog Ibirataia parabeniza hoje(1°/02) Douglas Rodrigues Almeida desejando muitas felicidades, paz, amor e muita saúde! Meu sobrinho há quem diga que és um palhaço. Eu discordo, mas que és divertido e engradado não restam dúvidas. Parabéns e Feliz aniversário!

Aniversário minha nora

  O Blog Ibirataia parabeniza hoje(1/06) Barbosa França desejando muita saúde, paz, amor, saúde e sucesso sempre.                    Que você tenha um feliz aniversário e seja feliz todos os dias de sua vida!                        Parabéns e feliz aniversário!

Dia do Trabalho

 O Blog Ibirataia parabeniza a todos os trabalhadores que faça chuva ou faça sol estão a cada dia contribuindo para o crescimento do país. Não importa se é advogado, médico, pintor, faxineiro, pedreiros, trabalhador rural, servidor público, todos os trabalhos são digno e os trabalhadores devem ser respeitados reconhecidos pelos serviços que prestam ao bem da comunidade. Como já diz o conhecido ditado: " o trabalho dignifica o homem". A comemoração do 1° de maio vem dos movimentos trabalhistas que atuavam na cidade de Chicago, nos Estados Unidos, no final do século XlX. Esses movimentos trabalhistas surgiram como consequência direta da precarização do trabalho após a Revolução Industrial.   Feliz Dia do Trabalhador a todos que fazem a diferença com seu trabalho diário! Dia do trabalhador que mudou para o Dia do Trabalho, se celebra anualmente no dia 1° de maio no Brasil, Portugal, Rússia, França, Espanha, Argentina, entre outros países. Hoje celebramos não apensas o trabalho,