Hoje não se trata de feriado e sim de uma data comemorativa, católicos tem, evangélicos também tem e agora seguidores da Umbanda e Candomblé também terão um dia especial para comemorar suas religiões.
Antonieta de Barros, criadora do Dia do professor, filha de ex- escravizados, foi a primeira mulher negra eleita deputada no Brasil.
A data 21 de março foi escolhida para a comemoração pois hoje também é comemorado, o Dia da Intolerância Contra a Discriminação Racial. Após o Massacre de Sharperville, em 21 de março 1960, na África do Sul , após 20 mil sul- africanos protestarem contra a determinação do governo da época há limitar os locais onde a população negra poderia circular, uma manifestação que era considerada pacífica, tiros foram disparados por militares da África do Sul, contra os manisfestantes, resultando na morte de 69 pessoas.
Intolerância religiosa e descriminação racial é crime na constituição.
A cultura brasileira tem muito das religiões de Matriz Africanas, embora ela ainda sofram preconceitos. Compreender o que significa a crença não só nun contexto religioso, mais também no contexto cultural ainda é um grande desafio.
O Racismo, mata, oprime, explora.
Tantos outros que fizeram história que eu ficaria a escrever, mais vou procurar escrever sobre este assunto, pesquisar, pois acredito que todos são iguais, mais sei também que ainda temos muito que lutar contra o racismo e a intolerância racial
Precisamos respeitar as religiões de matrizes Africanas ela fala da nossa ancestralidade e sentimento de pertença
ResponderExcluir