O Amigo do Povo : Prefeito Pedro Ernesto
Em meio à guerra contra o fascismo e o nazismo, o prefeito foi lembrado por seus grandes feitos para a cidade, sendo considerado o maior prefeito da história. Ele realmente promoveu mudanças significativas em regiões da cidade que nenhum outro prefeito fez.
A reportagem cita a grande equipe que ele montou para mudar de verdade a cidade; nomes conhecidos do cenário carioca ajudaram o prefeito. Pedro foi um dos revolucionários dos anos 30. Ao lado de civis e militares, entregou-se de corpo e alma à revolução e viu aí a oportunidade de chegar ao poder e mudar de vez a cidade. Foi amigo pessoal de muitos revolucionários, incluindo Getúlio Vargas.
Era um homem influente, bem-visto e amigo de poderosos, além de companheiro do povo. Sua administração seria marcada por obras que iriam melhorar a vida dos mais pobres da cidade. Seu governo adotou um plano de construção de diversos hospitais e colégios por toda a cidade. Ao deixar o governo em 1934, deixou prontos os hospitais Getúlio Vargas, Jesus, Miguel Couto, Ilha do Governador, o ambulatório do Méier, o Dispensário de Campo Grande, a Maternidade de Cascadura e os postos de saúde de Cascadura e Guaratiba. Foram ampliados os equipamentos de salvamento de Copacabana e ele ainda deixou bem adiantadas as obras do hospital que ganharia seu nome. Nos hospitais e clínicas existentes, Pedro Ernesto comprou equipamentos novos e realizou obras em todos eles.
90% das escolas abertas pelo prefeito foram em regiões pobres. Ele dizia que o pobre tinha que ter acesso à educação de qualidade. Um dos carros-chefes da revolução, segundo ele, era melhorar a educação dos mais pobres, pois só assim o Brasil cresceria, com mão de obra qualificada. Nomeou Anísio Teixeira para comandar a educação e mudou o estilo de ensino nos colégios, qualificando melhor esses jovens.
Ano 1943
Diretrizes Politicas
Historiador Paulo
Biblioteca Nacional
Comentários
Postar um comentário