Pular para o conteúdo principal

A História do Bairro Anchieta no Rio de Janeiro

 Vocês já sabem que o subúrbio Carioca esconde muitos fragmentos da história da formação do Rio de Janeiro, né? Então vamos começar a conhecer a história tão rica do bairro: Anchieta! 

Anchieta é primeiro bairro do subúrbio da cidade do Rio de Janeiro a partir da baixada fluminense. Lá nos primórdios conta-se que antes da sua fundação, em 1896, essas terras eram pertencentes às fazendas Sapopemba e Nazaré, e que no século XIX já se viam prósperas e grandes produtoras de café e cana-de-açúcar, e também que as mesmas já fizeram parte do município de Nova Iguaçu (baixada Fluminense) até o início do século XX junto com Nilópolis, Mesquita e São João de Meriti.

.

Dizem também que D. Pedro II chegou a cogitar a instalação de um hospital para tuberculosos no local por conta do clima ameno encontrado na região. A estação ferroviária de Anchieta fazia parte da Estrada de Ferro Central do Brasil, espinha dorsal de todo sistema ferroviário da época, o primeiro trecho da ferrovia do bairro ficava entre Belém (atual Japeri) e a estação D. Pedro II (Central do Brasil). Atualmente pertencente a rede de estações de trens metropolitanos do Ramal Japeri atendida pela Supervia desde 1996.

Fonte: soumaiscarioca.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aniversário meu sobrinho

  O Blog Ibirataia parabeniza hoje(1°/02) Douglas Rodrigues Almeida desejando muitas felicidades, paz, amor e muita saúde! Meu sobrinho há quem diga que és um palhaço. Eu discordo, mas que és divertido e engradado não restam dúvidas. Parabéns e Feliz aniversário!

Aniversário minha nora

  O Blog Ibirataia parabeniza hoje(1/06) Barbosa França desejando muita saúde, paz, amor, saúde e sucesso sempre.                    Que você tenha um feliz aniversário e seja feliz todos os dias de sua vida!                        Parabéns e feliz aniversário!

Dia do Trabalho

 O Blog Ibirataia parabeniza a todos os trabalhadores que faça chuva ou faça sol estão a cada dia contribuindo para o crescimento do país. Não importa se é advogado, médico, pintor, faxineiro, pedreiros, trabalhador rural, servidor público, todos os trabalhos são digno e os trabalhadores devem ser respeitados reconhecidos pelos serviços que prestam ao bem da comunidade. Como já diz o conhecido ditado: " o trabalho dignifica o homem". A comemoração do 1° de maio vem dos movimentos trabalhistas que atuavam na cidade de Chicago, nos Estados Unidos, no final do século XlX. Esses movimentos trabalhistas surgiram como consequência direta da precarização do trabalho após a Revolução Industrial.   Feliz Dia do Trabalhador a todos que fazem a diferença com seu trabalho diário! Dia do trabalhador que mudou para o Dia do Trabalho, se celebra anualmente no dia 1° de maio no Brasil, Portugal, Rússia, França, Espanha, Argentina, entre outros países. Hoje celebramos não apensas o trabalho,