Vocês já sabem que o subúrbio Carioca esconde muitos fragmentos da história da formação do Rio de Janeiro, né? Então vamos começar a conhecer a história tão rica do bairro: Anchieta!
Anchieta é primeiro bairro do subúrbio da cidade do Rio de Janeiro a partir da baixada fluminense. Lá nos primórdios conta-se que antes da sua fundação, em 1896, essas terras eram pertencentes às fazendas Sapopemba e Nazaré, e que no século XIX já se viam prósperas e grandes produtoras de café e cana-de-açúcar, e também que as mesmas já fizeram parte do município de Nova Iguaçu (baixada Fluminense) até o início do século XX junto com Nilópolis, Mesquita e São João de Meriti.
.
Dizem também que D. Pedro II chegou a cogitar a instalação de um hospital para tuberculosos no local por conta do clima ameno encontrado na região. A estação ferroviária de Anchieta fazia parte da Estrada de Ferro Central do Brasil, espinha dorsal de todo sistema ferroviário da época, o primeiro trecho da ferrovia do bairro ficava entre Belém (atual Japeri) e a estação D. Pedro II (Central do Brasil). Atualmente pertencente a rede de estações de trens metropolitanos do Ramal Japeri atendida pela Supervia desde 1996.
Fonte: soumaiscarioca.com.br
Comentários
Postar um comentário