quarta-feira, 31 de janeiro de 2024

Herança

 

Tudo vai bem se não colocarmos sobre a mesa alguns dinheiros, mesmo que não sejam nossos, que não sejam de nossas plantações. Aí, todo mundo briga: seja filho, seja pai, seja irmão. E ainda tem aqueles oportunistas de ocasião, que ficam na boca de espera a recolher as migalhas que por acaso caírem ao chão. Afora os filhos de outros "amores" que, invariavelmente, vêem reclamar seu quinhão. E se for famoso, então, a briga vai longe, e com tantos advogados que ao fim da peleja sobra pouco para se contar. Imaginem se não tivesse dinheiro envolvido, se não tivesse herança, se não tivesse nada a repartir, somente o pão da hora, tudo seria calmo e sereno, tão somente a dor da perda e as lágrimas de obrigação. Não, ninguém entraria nessa contenda, e no final do cortejo aquele abraço fraternal, a saudade já batendo à porta, tantas lembranças para sorrir e para chorar. Ah, mas, infelizmente, deixou-se muita coisa: os nossos bens, as nossas riquezas. E quando chega a hora de se abrir o testamento, se testamento houver, é aquela alegria, é aquela tristeza, é aquela decepção: mas por que fulano tem mais direito do que eu? Ora, meu Deus, eu que sempre estive presente e sempre fiz tanto!... Não vou aceitar injustiças. O que é meu ninguém tasca. 

 Pois é exatamente isso o que acontece todo dia: vejam vocês que a herança de Pelé continua a ser dividida, menos os seus gols que não precisam, deixe-os à posteridade; a de Gugu Liberato, tem tanto ex envolvido, que não se sabe qual futuro a gastará; a de Palmeirinha, coitada da cozinheira Palmeirinha, nem os seus quitutes têm mais importância; e tão recente, ontem mesmo, a de Zagallo, o velho Lobo, anda a se engolir de tristeza por causa de tanta briga entre os filhos. 

 Como diria aquele poeta: "Eles passarão, eu passarinho."

 Pelo menos, tenho certeza de uma coisa: pela minha herança de livros, de versos, de parcos amores, ninguém vai brigar; e ninguém vai chorar por mim.


Matéria: Achel Tinoco

Nenhum comentário:

Surfista Morre Após Ataque de Tubarão na Austrália

  Neste sábado (6) um surfista de 57 anos, morreu  após ataque de tubarão em praia no norte de Sydney, apesar de ter sido resgatado da água,...