Pular para o conteúdo principal

Herança

 

Tudo vai bem se não colocarmos sobre a mesa alguns dinheiros, mesmo que não sejam nossos, que não sejam de nossas plantações. Aí, todo mundo briga: seja filho, seja pai, seja irmão. E ainda tem aqueles oportunistas de ocasião, que ficam na boca de espera a recolher as migalhas que por acaso caírem ao chão. Afora os filhos de outros "amores" que, invariavelmente, vêem reclamar seu quinhão. E se for famoso, então, a briga vai longe, e com tantos advogados que ao fim da peleja sobra pouco para se contar. Imaginem se não tivesse dinheiro envolvido, se não tivesse herança, se não tivesse nada a repartir, somente o pão da hora, tudo seria calmo e sereno, tão somente a dor da perda e as lágrimas de obrigação. Não, ninguém entraria nessa contenda, e no final do cortejo aquele abraço fraternal, a saudade já batendo à porta, tantas lembranças para sorrir e para chorar. Ah, mas, infelizmente, deixou-se muita coisa: os nossos bens, as nossas riquezas. E quando chega a hora de se abrir o testamento, se testamento houver, é aquela alegria, é aquela tristeza, é aquela decepção: mas por que fulano tem mais direito do que eu? Ora, meu Deus, eu que sempre estive presente e sempre fiz tanto!... Não vou aceitar injustiças. O que é meu ninguém tasca. 

 Pois é exatamente isso o que acontece todo dia: vejam vocês que a herança de Pelé continua a ser dividida, menos os seus gols que não precisam, deixe-os à posteridade; a de Gugu Liberato, tem tanto ex envolvido, que não se sabe qual futuro a gastará; a de Palmeirinha, coitada da cozinheira Palmeirinha, nem os seus quitutes têm mais importância; e tão recente, ontem mesmo, a de Zagallo, o velho Lobo, anda a se engolir de tristeza por causa de tanta briga entre os filhos. 

 Como diria aquele poeta: "Eles passarão, eu passarinho."

 Pelo menos, tenho certeza de uma coisa: pela minha herança de livros, de versos, de parcos amores, ninguém vai brigar; e ninguém vai chorar por mim.


Matéria: Achel Tinoco

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aniversário meu sobrinho

  O Blog Ibirataia parabeniza hoje(1°/02) Douglas Rodrigues Almeida desejando muitas felicidades, paz, amor e muita saúde! Meu sobrinho há quem diga que és um palhaço. Eu discordo, mas que és divertido e engradado não restam dúvidas. Parabéns e Feliz aniversário!

Aniversário minha nora

  O Blog Ibirataia parabeniza hoje(1/06) Barbosa França desejando muita saúde, paz, amor, saúde e sucesso sempre.                    Que você tenha um feliz aniversário e seja feliz todos os dias de sua vida!                        Parabéns e feliz aniversário!

Dia do Trabalho

 O Blog Ibirataia parabeniza a todos os trabalhadores que faça chuva ou faça sol estão a cada dia contribuindo para o crescimento do país. Não importa se é advogado, médico, pintor, faxineiro, pedreiros, trabalhador rural, servidor público, todos os trabalhos são digno e os trabalhadores devem ser respeitados reconhecidos pelos serviços que prestam ao bem da comunidade. Como já diz o conhecido ditado: " o trabalho dignifica o homem". A comemoração do 1° de maio vem dos movimentos trabalhistas que atuavam na cidade de Chicago, nos Estados Unidos, no final do século XlX. Esses movimentos trabalhistas surgiram como consequência direta da precarização do trabalho após a Revolução Industrial.   Feliz Dia do Trabalhador a todos que fazem a diferença com seu trabalho diário! Dia do trabalhador que mudou para o Dia do Trabalho, se celebra anualmente no dia 1° de maio no Brasil, Portugal, Rússia, França, Espanha, Argentina, entre outros países. Hoje celebramos não apensas o trabalho,