No Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) são oferecidos atendimentos aos pacientes com transtornos mentais moderados a graves, incluindo os causados por dependência química, como o álcool.
As consultas são feitas por agendamento, sendo necessário levar a carteirinha do SUS, RG, CPF, comprovante de residência e o encaminhamento de uma Unidade de Estratégia Saúde da Família ou um Clínico. Além disso, também existe o serviço de acolhimento, em que o paciente chega à unidade com o encaminhamento, mas sem uma consulta agendada, e é recebido pelo Enfermeiro, Técnicos de enfermagem, Psicólogo ou pela Assistente Social para um pré-atendimento.
São realizadas, em média 120 consultas psiquiátricas e 500 atendimentos mensais. O primeiro atendimento serve para obter um diagnóstico do quadro clínico do paciente, que permanece em acompanhamento caso necessite de tratamento. Na unidade o paciente tem acesso a consultas médicas, oficinas terapêuticas, acolhimento, terapia em grupo e fornecimento de medicamentos.
As oficinas terapêuticas são uma das iniciativas para melhorar o tratamento dos pacientes.
" A fé e o trabalho são básicos para realizações inacreditáveis.
Anônimo
#CAPStransformandoVidas
#CuidarSimExcluirNão
#SecretariaMunicipaldeSaude
Comentários
Postar um comentário