Pular para o conteúdo principal

O Vendedor de Livros


continuação...



"Levei anos para dar um fim aos meus livros de poesia, devo dizer que vendi alguns e dei de presente a maioria. Pelo menos para o meu pai, eu era um poeta, ora, e agora quiçá um romancista. O meu primeiro romance estava finalmente pronto. Meus trabalhos no computador de Marcelino chegaram ao fim. E agora seria fácil publicá-lo, eu pensava, era só mandar uma grande editora e logo, logo receberia uma resposta dizendo que o meu livro seria um best -seller, ledo engano. Com medo de ser novamente enganado por um editor sabido, mandei a várias editoras do sul do país, mas nenhuma resposta eu obtive, nem que era bom, nem que era ruim. Nesse meio tempo, eu já o imprimira dez vezes e relera-o novamente, e corrigira-o todo dia, porque todo dia eu encontrava novo erro, ou erros velhos, uma frase exagerada, aquela cena do motel repetida muitas vezes precisava ser cortada, o ponto final que não parecia final. Coincidentemente, encontrei um ex-colega do colégio das Sacramentinas, onde eu havia estudado, chamado Jorge Randan Filho, e ele disse-me que o seu pai era dono de uma editora, portanto, eu levasse os meus originais para uma avaliação. O sol parecia ter brilhado só para mim nesse instante, como se eu já visse o meu livro em cada canto do Brasil. Cheguei afobado, no dia seguinte, a Contexto e Arte, na Ondina, para falar com o editor, o senhor Sérgio Sinotti, um homem calmo, paciente, e que, acima de tudo, gostava dos livros e vivia deles. Nossa conversa foi sempre agradável, ele prometeu-me ler, analisar e em breve me daria uma resposta. Depois de três semanas de espera, eu mesmo telefonei para ele, não suportava a expectativa. 

“Gostei muito do seu livro”, ele foi logo me dizendo, o que me fez parar de respirar ao fone. “Mas acho que tem algumas passagens muito fortes e ousadas, que você poderia rever.”

Claro que sim, eu pulava do outro lado da linha. Ele me disse que fosse lá amanhã para conversarmos. Se eu pudesse ajudá-lo na edição — significava dividir as despesas com o livro —, poderíamos trabalhar juntos. Àquela altura da minha carreira literária latente, parecia o mais claro e brilhante dos horizontes. Eu publicaria o meu primeiro romance, doze anos depois de publicar o primeiro de poesia e cinco após tê-lo escrito. Eu ali, na sala de Sinotti, revisando, dando palpite, sonhando com o livro. A capa? Ainda tinha a capa. Pedi a um amigo. Uilson Moraes, que a fizesse. A revisão final? A revisão, pedi a Jorge Portugal, professor e músico que a fizesse, e o alertei: “Se você não fizer, agradeço do mesmo jeito e escrevo no rodapé do livro que você a fez”. Ele sorriu o seu sorriso grande e me prometeu que o faria. A edição com 700 livros ficaria pronta para dali a um mês. Bonita, nunca como sonhamos e desejamos, mas ficaria bonita, com 197 páginas. Agora eu precisava fazer o lançamento, precisava mostrá-lo a Bahia. Um amigo indicou-me para conversar com um DJ chamado Nenga, da boate Casulo, no Oton Palace, na Ondina. Imagine quanto isso não me custaria, e eu não tinha esse dinheiro, mas fui lá, já não tinha mesmo o que perder. Encontrei-o sentado ao lado do bar. Imediatamente, ele veio conversar comigo. Expliquei-lhe minha situação e a vontade de fazer uma festa naquela casa, embora já pensasse seria impossível, o lugar era rico, decorado com esmero, e mais importante: caro. Ele explicou-me que o aluguel do espaço, somente o aluguel, custava três mil reais. Pronto, esmoreci, afundei na poltrona de couro. 

“Gostei de você”, ele me disse sorrindo. “O espaço é seu, não vai lhe custar nada”. 

Fiquei boquiaberto, sem conseguir me expressar: 

“E o gelo...?”, foi o que perguntei. 

“Você pode usar toda a estrutura da casa: garçons, seguranças, iluminador, e eu mesmo serei o DJ”.

“E você me dá o gelo?”, repeti a pergunta agora para fazer uma graça. 

Ele sorriu com simpatia:

“Você não tem jeito: está bem, dou o gelo também, mas o coquetel fica por sua conta”.

Cheguei à boate acompanhado de toda a minha família para aquele que seria o meu mais bonito lançamento até hoje. Foi uma festa. Foram vendidos 108 livros. Na hora eu achei que foi muito pouco, mas Sinotti disse que não, tudo estava perfeito. A festa varou a madrugada. No dia seguinte meu pai me perguntou se eu não estava satisfeito. Parecia triste e decepcionado comigo mesmo. Era a tal “depressão pós-livro” que eu estava vivenciado, como se o livro fosse apenas o mesmo sonho de outrora e nunca eu o tivesse escrito, precisando por isso começar tudo outra vez. Além disso, tinha 640 livros em mãos para vender por aí. Foi daí que comecei a minha via-crúcis pelas ruas e shoppings de Salvador vendendo meus livros. Um vendedor de livros. E as críticas começaram a surgir, elogiosamente. A escritora Zélia Gattai disse-me num sorriso delicado e simpático que o romance era muito interessante: “Meu filho, tem coisas nesse seu livro que eu sempre tive vontade de escrever, mas nunca tive coragem”. E o meu pai, que era um leitor dos grandes e muito crítico, também me escreveu para dizer que o livro o surpreendera positivamente. 

Pronto, eu era um escritor, e ficava imensamente feliz quando vendia um livro..."

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aniversário meu sobrinho

  O Blog Ibirataia parabeniza hoje(1°/02) Douglas Rodrigues Almeida desejando muitas felicidades, paz, amor e muita saúde! Meu sobrinho há quem diga que és um palhaço. Eu discordo, mas que és divertido e engradado não restam dúvidas. Parabéns e Feliz aniversário!

Aniversário minha nora

  O Blog Ibirataia parabeniza hoje(1/06) Barbosa França desejando muita saúde, paz, amor, saúde e sucesso sempre.                    Que você tenha um feliz aniversário e seja feliz todos os dias de sua vida!                        Parabéns e feliz aniversário!

Dia do Trabalho

 O Blog Ibirataia parabeniza a todos os trabalhadores que faça chuva ou faça sol estão a cada dia contribuindo para o crescimento do país. Não importa se é advogado, médico, pintor, faxineiro, pedreiros, trabalhador rural, servidor público, todos os trabalhos são digno e os trabalhadores devem ser respeitados reconhecidos pelos serviços que prestam ao bem da comunidade. Como já diz o conhecido ditado: " o trabalho dignifica o homem". A comemoração do 1° de maio vem dos movimentos trabalhistas que atuavam na cidade de Chicago, nos Estados Unidos, no final do século XlX. Esses movimentos trabalhistas surgiram como consequência direta da precarização do trabalho após a Revolução Industrial.   Feliz Dia do Trabalhador a todos que fazem a diferença com seu trabalho diário! Dia do trabalhador que mudou para o Dia do Trabalho, se celebra anualmente no dia 1° de maio no Brasil, Portugal, Rússia, França, Espanha, Argentina, entre outros países. Hoje celebramos não apensas o trabalho,