Nasceu em Salvador em 02 de maio de 1924, Aristóteles Dias da Fonseca. Filho de Fernando Dias da Fonseca e Maria Ribeiro Fonseca.
Chegou ao distrito de Tesouras atual cidade de Ibirataia, no ano de 1950 vindo a convite do colega Dr. Nelson David Ribeiro que exercia a profissão de médico.
Nós primeiros anos em Ibirataia, exerceu a profissão de médico, sendo convidado por um grupo de amigos para ingressar na política. Inicialmente foi vereador, representando o distrito de Tesouras na Câmara de Vereadores da cidade de Ipiau.
Em, 1960 justamente com o grupo de pessoas ligadas ao PSD( Partido Social Democrata) dão início a Campanha de Emancipação, comandada pelo deputado estadual, Nelson David Ribeiro.
Em, 1962 candidatar-se a prefeitura municipal da cidade de Ibirataia, e cujo candidato oponente foi José Passos Prazeres (Partido Político, União Democrática Nacional) eleição vencida por 140 ( cento e quarenta votos de frente) . Tornando-se o primeiro Prefeito do município.
Em sua administração foi construída a escolha Eugênio Machado.
Ponte Fazenda Lajedo(Tesourinhas)
Ponte rua 2 de dezembro fazenda Antônio Silva.
Fazenda Porfírio Pinheiro. Abriu o bairro Nova Brasília, atual Massaranduba, onde distribuiu os lotes para pessoas carentes. Na oportunidade, dou tijolos e telhas, inagurou a rede de energia elétrica em Ibirataia, proveniente da usina do funil. Até o ano de 1961 a energia era fornecida através de motor a diesel ( no horário das 18h as 22h).
Em, 1965 em virtude de ter sindo nomeado para exercer o cargo de médico do estado não poderia acumular dois cargos públicos (por vedação constitucional, renunciou ao cargo de prefeito. E, assim assumiu o cargo de médico do primeiro Posto de Saúde Estadual em Ibirataia. Foi este o motivo de sua renúncia.
Na ocasião não existia o cargo de vice- prefeito. Foi nomeado interventor federal o senhor Flaviano Gonçalves Miranda, indicado pelo deputado estadual Nelson David Ribeiro e nomeado pelo presidente Castelo Branco.
Em 1973 foi inaugurando o Hospital pertencente a Fundação Hospital de Ibirataia, sendo Dr. Aristóteles, nomeado pelos sócios para exercer o cargo de diretor.
Dr, Aristóteles Dias da Fonseca, faleceu em Salvador no Hospital Português em 31 de março de 1995.
Comentários
Postar um comentário