Pular para o conteúdo principal

O Nome da Rua

 Matéria: Escritor Achel Tinoco

Quando eu era pequeno, e não faz tanto tempo, ficava invocado com os nomes de algumas ruas da minha cidade — Ibirataia. Por exemplo: todo dia eu passava na Rua do Dendê para ir à escola. Mas por que será que aquela rua se chamava Dendê? Aí, fui crescendo um pouquinho, subi a ladeira da Rua do Carrapato, onde mulheres distraídas ficavam sentadas no batente da porta de casa a espera dos clientes, que só chegavam à boca da noite. Já começando a namorar, deparei-me debaixo d’um pé de jaca, num bairro chamado Cunhão Ventoso. 

Imagine o diálogo com a mocinha:

— Amor, quero um beijo seu lá no Cunhão Ventoso! 

Misericórdia, ela diria, antes de redarguir:

— Só não me leve na Praça do Pau Caído, meu chuchuzinho!

Sequer me atrevia a frequentar o Chupa Peito, que dirá um bordeja pelo Calçola Torta. Deixa estar, que a gente vai cortar um dobrado no Corta Jegue e fazer festa no Rola Colchão. 

Quando não muito, ainda se dorme e tem que amanhecer ao canto de um galo pedrês, para buscar água na Rua da Cisterna, pegar a Rua da Mangueira e lavar à Rua da Lama. Pelo menos, uma consolação: moramos todos na Rua dos Artistas. 

Mas é só brincadeira, visse?!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aniversário meu sobrinho

  O Blog Ibirataia parabeniza hoje(1°/02) Douglas Rodrigues Almeida desejando muitas felicidades, paz, amor e muita saúde! Meu sobrinho há quem diga que és um palhaço. Eu discordo, mas que és divertido e engradado não restam dúvidas. Parabéns e Feliz aniversário!

Aniversário minha nora

  O Blog Ibirataia parabeniza hoje(1/06) Barbosa França desejando muita saúde, paz, amor, saúde e sucesso sempre.                    Que você tenha um feliz aniversário e seja feliz todos os dias de sua vida!                        Parabéns e feliz aniversário!

Dia do Trabalho

 O Blog Ibirataia parabeniza a todos os trabalhadores que faça chuva ou faça sol estão a cada dia contribuindo para o crescimento do país. Não importa se é advogado, médico, pintor, faxineiro, pedreiros, trabalhador rural, servidor público, todos os trabalhos são digno e os trabalhadores devem ser respeitados reconhecidos pelos serviços que prestam ao bem da comunidade. Como já diz o conhecido ditado: " o trabalho dignifica o homem". A comemoração do 1° de maio vem dos movimentos trabalhistas que atuavam na cidade de Chicago, nos Estados Unidos, no final do século XlX. Esses movimentos trabalhistas surgiram como consequência direta da precarização do trabalho após a Revolução Industrial.   Feliz Dia do Trabalhador a todos que fazem a diferença com seu trabalho diário! Dia do trabalhador que mudou para o Dia do Trabalho, se celebra anualmente no dia 1° de maio no Brasil, Portugal, Rússia, França, Espanha, Argentina, entre outros países. Hoje celebramos não apensas o trabalho,