terça-feira, 30 de novembro de 2021

11° Queima Cultural - Homens de Barros

 A 11ª Queima Cultural – Homens de Barro, acontecerá dia 03 de dezembro, a partir das 18h na Fazenda Barra da Sapucaia, o Espaço Cultural Cores da Terra. 


As esculturas de dois a cinco metros de altura seguirão para a queima e a argila será transformada em cerâmica através do fogo, dando vida e liberdade para uma coleção que irá conquistar o mundo por meio da força que só a arte tem. 

Será uma noite extraordinária! Onde terá experiências gastronômicas, feira de artesanato, música, poesia e muita arte! 


Será um momento de muita interação cultural e de celebração do que Ibirataia tem de melhor: a criatividade de seu povo. Por isso contamos com a sua presença! Na oportunidade, arrecadaremos alimentos não perecíveis e agasalhos para doação a comunidade carente do município.

O uso da máscara será obrigatório.

Matéria: setor de divulgação Cores da Terra

Cidadão Ibirataense

 

Sou eu 

A Câmara Municipal de Ibirataia acaba de me conceder o título de Cidadão Ibirataense. Indicação feito pelo vereador Ravi Machado, meu amigo! E confirmada por todos os demais edis. Como sabem, nasci em São Domingos do Capim, no Pará, mas corri para Ibirataia ainda na primeira infância, onde dei os primeiros passos, conheci as primeiras letras, fiz os primeiros versos, e até "plantoniei" os primeiros amores. 

Sinto-me imensamente honrado e feliz por esse título. Obrigado a casa pelo carinho, pela atenção, pela consideração. Afinal, como se diz: "Santo de casa não faz milagres". Mas observa tudo. Espero sempre contribuir com a vida desta cidade, com o seu desenvolvimento e, principalmente, com a sua Educação. 

Em fins de dezembro, o documento me será entregue numa sessão da Câmara. Confirmarei a data. O meu discurso já está pronto. Os meus agradecimentos também, ora tá!

domingo, 28 de novembro de 2021

A Quem Encontrou a Carteira Que Perdi

             



Prezado, prezada,


Nem por um segundo cogitaria que você enfiou a mão na minha bolsa num momento em que eu estava distraída. Minha intuição diz que você não cometeria essa indelicadeza. É mais provável que eu tenha esquecido a carteira sobre a bancada de uma loja, na hora que estava pagando algo, ou a deixei cair no chão do shopping durante uma manobra desastrada, talvez ao colocar a alça da mochila por cima do ombro - tenho a mania tola de deixar zíperes semiaberto. Você chegou logo depois e deparou com aquele objeto ali, abandonado, dando sopa.


Já soube que você não foi até o setor de achados e perdidos, ninguém me chamou pelos alto-falantes, ótimo, um mico a menos. Tampouco me mandou uma mensagem pelas redes sociais, deve ser um dos poucos tímidos que ainda restam. Por via das dúvidas, fiz um boletim de ocorrência, por favor não se ofenda. Agora você tem em mãos um cartão de crédito inútil, já que bloqueado, e R$ 1,1 mil em dinheiro vivo. Já não uso dinheiro pra nada, mas havia dois pagamentos em cash a fazer naquela tarde. Me conta, criatura de sorte, por onde vai começar?


Torço para que você se matricule em algum curso, que sonhe em fazer aulas de dança ou teatro, e que a quantia seja suficiente pra arrancada. Ou que você entre numa livraria e saia com três sacolas repletas de poesia e ainda compre ingressos para ir a um show com os amigos. O troco você destina a uma rodada de cerveja e bolinhos de bacalhau, avise a turma que é por sua conta. Não me decepcione sendo sovina com dinheiro que caiu do céu.


Puxa, você não tinha me dito. Seu filho sonha com a camiseta oficial do time dele, pediu de Natal. Agora ficou sem desculpa, atenda o garoto, mas seja um Papai Noel para sua mãezinha também, ela está devendo uma fortuna na farmácia. Se você ainda não está por dentro do preço dos medicamentos, vai cair duro quando souber o quanto a coitada desembolsa para se aliviar das dores da artrite.


Olha, não é porque estou ligeiramente envolvida no assunto que vou me sentir no direito de me meter, mas já me metendo: dá para lotar o carrinho do supermercado, dá para encher o tanque e dá para pagar as dívidas mais urgentes, se você tiver juízo. Ou entrar no primeiro ônibus para o litoral com seu amor e trocar um longo beijo em frente ao mar. Claro, dá para poupar, depositando cada centavo no banco, mas não vejo graça nenhuma. Se a carteira perdida fosse de um desempregado, seria calamitoso, mas vá que o desempregado seja você: gaste. Bombons, camisa nova, um corte de cabelo, outra tattoo, assinatura de um canal, luzinhas na sacada. Recompense minha perda fazendo bom uso do seu desejo. Lamentei menos se você atenuar a falência geral e ser estupidamente feliz por um dia.


Zero Hora: 27/11/21 O Globo: 28/11/21


https://www.facebook.com/CronicasDeMartha


Siga Crônicas de Martha

sábado, 27 de novembro de 2021

O Nome da Rua

 Matéria: Escritor Achel Tinoco

Quando eu era pequeno, e não faz tanto tempo, ficava invocado com os nomes de algumas ruas da minha cidade — Ibirataia. Por exemplo: todo dia eu passava na Rua do Dendê para ir à escola. Mas por que será que aquela rua se chamava Dendê? Aí, fui crescendo um pouquinho, subi a ladeira da Rua do Carrapato, onde mulheres distraídas ficavam sentadas no batente da porta de casa a espera dos clientes, que só chegavam à boca da noite. Já começando a namorar, deparei-me debaixo d’um pé de jaca, num bairro chamado Cunhão Ventoso. 

Imagine o diálogo com a mocinha:

— Amor, quero um beijo seu lá no Cunhão Ventoso! 

Misericórdia, ela diria, antes de redarguir:

— Só não me leve na Praça do Pau Caído, meu chuchuzinho!

Sequer me atrevia a frequentar o Chupa Peito, que dirá um bordeja pelo Calçola Torta. Deixa estar, que a gente vai cortar um dobrado no Corta Jegue e fazer festa no Rola Colchão. 

Quando não muito, ainda se dorme e tem que amanhecer ao canto de um galo pedrês, para buscar água na Rua da Cisterna, pegar a Rua da Mangueira e lavar à Rua da Lama. Pelo menos, uma consolação: moramos todos na Rua dos Artistas. 

Mas é só brincadeira, visse?!

Aniversário de Tatinha

 O Blog Ibirataia parabeniza hoje (27) Fátima Lima, desejando que você tenha um Feliz Aniversário cheio de sorriso e gargalhadas, repleto de paz, amor e muita alegria.

         Parabéns por mais um ano de vida!

  

          Tatinha que Deus te abençoe sempre,  continue sempre está pessoa especial, cheia de vida e que nunca perca este sorriso que deixa todos a sua vida volta, felizes com sua presença

           

Aniversário escritora Marisol

 O Blog Ibirataia parabeniza hoje (27) a escritora Marisol Nascimento, desejando muitas felicidades, paz, amor, saúde e que você realize todos os seus sonhos.

                         Feliz Aniversário Marisol

     

Aniversariante do Dia

 O Blog Ibirataia parabeniza hoje (27) Adcinei Ferreira Souza, desejando que todos os dias o amor de Deus continue te abençoando e protegendo a cada instante de sua vida com muita paz, amor, saúde e alegrias.

                          Parabéns e feliz aniversário Cid!

    

sexta-feira, 26 de novembro de 2021

Vem aí o 3° Varal Solidário de Ibirataia

 

O  Varal Solidário já beneficiou mais de 500 pessoas nas primeiras edições com roupas, calçados, brinquedos, alimentos... no mês de dezembro irá acontecer o Varal Solidário de Natal, venha você também fazer parte desta corrente do bem. Doe Amor, carinho e esperança...

Contato: (73) 999669066



Varal Solidário de Ibirataia 

Realização: Marquinhos do Cacau & Equipe.

Coquetel de Inauguração da Clínica Odonto Reis

 Hoje (26) um grande acontecimento em Ibirataia o mais novo  empreendimento odontológico na cidade, a clínica OdontoReis, do Dr, Márcio Fatel Jr, filho do Vereador Márcio Fatel, com um mega coquetel de inauguração em grande estilo com várias personalidades da cidade.

        Empresário  Elísio Reis , dono do supermercado Coal, se fez presente na inauguração.









                 Manoel Sula presidente da Fundação Marleide Selma.
                     

                     Vereador Marco Antônio  e Dr. Márcio Fatel


Vereador Márcio Fatel e o ex- vereador Marcos Pina


Cantor Cleber Binho, com som de voz e  violão, onde fez uma belíssima apresentação com repertório de MPB um talento de nossa terra.


         Empresário Bruno Midia.


Paula Souza e Tamires  Silva










                        




Vereador Silvio Brandão e Danilo Viana  


 Denise Machado do Blog Ibirataia




Decoração: Ana Carla Silva,do Espaço Vip 021
Tel: (73) 99603790

KM Lanches, Sabor e Qualidade
Tel: (73) 99163223



 Laisa Achadinhos



       Dr. Márcio Fatel e sua belíssima noiva Iona.


Ruan proprietário da Barbearia  Rosário


Vereador Márcio Fatel e empresário Fernando Reis da Barbearia Reis


Aniversariante do dia

 


O Blog Ibirataia parabeniza hoje (26) Dhonnes Teixeira desejando que tenha um dia cheio de paz, amor, saúde e muitas alegrias.

Feliz aniversário amigo!

     

quinta-feira, 25 de novembro de 2021

 Matéria,: Escritor Achel Tinocõ


Este é seu Valmir Silva Oliveira, de 54 anos, morador de Vila Resende, lugarejo com 300 habitantes, no município de Itanhém, no extremo sul da Bahia.  Ele estava à porta da venda, espiando a noite que chegava comum, um compadre passou e acenou para ele tirando o chapéu; duas mulheres estavam sentadas no passeio à frente da casa; crianças brincavam na rua. Tudo tão previsível, que o tempo parecia não ter hora. Nada podia mudar aquela rotina de ontem, dia 24, quarta-feira, boca da noite. Tão rápida passou uma moto, dois homens montados, armas em punho, balas perdidas. Sequer, tiveram a decência de anunciar o assalto. Talvez o seu Valmir pudesse se ajoelhar e entregar seus pertences: uma faquinha de cortar fumo, algumas moedas que tinha no bolso, duas fotos dos netos e da mulher que carregava na carteira, e a camisa do Bahia que vestia. Mas ele já estava estirado no chão, sem pulso, sem vida. Uma bala o achara no meio do peito. Os homens foram embora tão desgraçadamente como haviam chegado, levando celulares, objetos pessoais, e a esperança dos moradores. Ficou tão somente o medo, que seu Valmir nem conhecia!

Vá em paz, seu Valmir. Nós continuaremos aqui a esperar pela paz.



Brasileira desaparecida em Portugal

  Foto: Arquivo pessoal A brasileira do Maranhão, Francisca Maria Santos de 44 anos está desaparecida em Portugal desde o dia  20 de junho, ...