Uma rua pequena e sua longa história
Entre os anos de 46 a 48, a rua da Tropa, hoje rua Ramiro Berbert de Castro, no Centro de Ubatã, teve sua construção, pavimentação e iluminação com lampião a querosene.
Primeira rua de Dois Irmãos, distrito do municipio de Rio Novo(atual Ipiaú), a ter infraestrutura pública, isso no governo do Intendente Rionovense, à época, o ubatense Sandoval Fernandes Alcântara (PSD).
Emancipado em 1952, Ubatã em 1953, elegeu Sandoval Fernandes Alcântara, primeiro prefeito do municipio, o qual instalou nesta rua a primeira sede da prefeitura e da Câmara de Vereadores.
Ai começou a ser criada a cidade de Ubatã: instalou se o 1º Cartório Civil; a 1ª Delegacia de Polícia, a 1ª Creche, o 1º Posto de Saúde, a primeira sede da Empresa Brasileira de Correios (EBC), as duas primeiras pensões de dona Antoninha e dona Agapita, e os dois primeiros consultórios médicos de Ubatã, dos clínicos gerais Drs.Mário Tavares e César Monteiro Pirajá.
Nesta época , quando a rua foi construída e pavimentada, Zé Venâncio que ao mesmo tempo em que trabalhava vendendo pão casa a casa, acendia os lampiões instalados para clarear a rua.
Hoje, mais conhecida como rua do "Pula-Pula”, devido aos solavancos das pessoas aos trafegar nos veículos. “Naquela época não tinha a pratica de lapidar as pedras para o calçamento, sendo ele desnivelado”, conta o historiador Jonga Alcântara, filho do ex-vereador e ex- Intendente de Rio Novo, ex-prefeito de Ubatã e ex-deputado estadual, Sandoval Fernandes Alcântara.
Matéria: Wesley Faustino
Comentários
Postar um comentário