Pular para o conteúdo principal

Dica Cultural na Quaretena

No Sábado (18) dediquei o dia, junto a familia, para assistir três DVDs: Pepeu Gomes, Zé Ramalho e Beth Carvalho.


Pepeu Gomes, em 1998 foi considerado pela revista americana Guitar World como um dos dez melhores guitarristas do mundo na categoria world music. O DVD ao vivo, de Espírito em Paz,(2004), nos brinda com as belas participações especiais de Gilberto Gil(Meu Coração e Eu Também Quero Beijar), Zélia Duncan( Alma), SNZ (Mil e Umas Noites de Amor), Rogério do Jota Quest (Um Raio Laser), Armandinho (Malacaxeta) e Jorge Vercilo (Deusa do Amor), além dos filhos de Pepeu com a cantora Baby Consuelo na guitarra e voz.

Zé Ramalho canta Raul Seixas - O disco de 2001 inspirou o DVD, gravado em 2002 em show no Canecão, Rio de Janeiro.

Das 18 músicas do DVD, seis são de autorias de Raul Seixas (entre elas, Matamoforse Ambulante, Ouro de Tolo, O Trem das Sete), há ainda a canção inédita Para Raul, uma homenagem de Zé Ramalho a Raul, e uma versão para How Could I Know, intitulada Como Eu Ia Saber.

Ao decidir gravar este tributo, Zé Ramalho pensou em todas canções do velho Raul, mas o escritor e compositor Paulo Coelho se recusou a permitir que Zé gravasse versões das músicas que fez com Raul.

 "O dia em que Beth cantou o samba da Bahia", escreveu o crítico de arte Hagamenon Brito*.

Fundamental na história do ritmo da identidade nacional, Beth Carvalho (1946-2019) tinha laços afetivos muito fortes com o samba da terra de todos os santos. Em 2006, Beth Carvalho homenageia com o DVD/CD Beth Carvalho Canta o Samba da Bahia, gravado ao vivo nos dias 22 e 23 de agosto, no Teatro Castro Alves.

O editor e critico do jornal Correio da Bahia, escreveu "presenciei as duas noites inesquecíveis e, a convite da cantora, escrevi o release do DVD/CD, lançado em 2007. Ninguém em Salvador, certamente, se lembra de uma anfitriã com o poder de reunir numa mesma ocasião personalidades musicais baianas tão relevantes e variadas como Gilberto Gil, Caetano Veloso, Maria Bethânia, Carlinhos Brown, Ivete Sangalo, Margareth Menezes, Daniela Mercury, Riachão, Mariene de Castro, Roberto Mendes, Edil Pacheco, Armandinho, Nelson Rufino, Walter Queiroz, Olodum e Danilo Caymmi, carioca de sangue soteropolitano por motivos óbvios".

E o critico continuou em seu texto "com um bonito cenário inspirado na pintura de Carybé e nos orixás de Tati Moreno, Beth abria o show cantando Caymmi, claro, que aparecia no telão em imagens de programas de TV e fotos de Pierre Verger.

Hagamenon Brito é editor e crítico musical do jornal Correio da Bahia.

Não deixe de assistir!

Matéria: Wesley Faustino

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aniversário meu sobrinho

  O Blog Ibirataia parabeniza hoje(1°/02) Douglas Rodrigues Almeida desejando muitas felicidades, paz, amor e muita saúde! Meu sobrinho há quem diga que és um palhaço. Eu discordo, mas que és divertido e engradado não restam dúvidas. Parabéns e Feliz aniversário!

Aniversário minha nora

  O Blog Ibirataia parabeniza hoje(1/06) Barbosa França desejando muita saúde, paz, amor, saúde e sucesso sempre.                    Que você tenha um feliz aniversário e seja feliz todos os dias de sua vida!                        Parabéns e feliz aniversário!

Dia do Trabalho

 O Blog Ibirataia parabeniza a todos os trabalhadores que faça chuva ou faça sol estão a cada dia contribuindo para o crescimento do país. Não importa se é advogado, médico, pintor, faxineiro, pedreiros, trabalhador rural, servidor público, todos os trabalhos são digno e os trabalhadores devem ser respeitados reconhecidos pelos serviços que prestam ao bem da comunidade. Como já diz o conhecido ditado: " o trabalho dignifica o homem". A comemoração do 1° de maio vem dos movimentos trabalhistas que atuavam na cidade de Chicago, nos Estados Unidos, no final do século XlX. Esses movimentos trabalhistas surgiram como consequência direta da precarização do trabalho após a Revolução Industrial.   Feliz Dia do Trabalhador a todos que fazem a diferença com seu trabalho diário! Dia do trabalhador que mudou para o Dia do Trabalho, se celebra anualmente no dia 1° de maio no Brasil, Portugal, Rússia, França, Espanha, Argentina, entre outros países. Hoje celebramos não apensas o trabalho,