Os mais velhos ou os que gostam de um bom "faroeste espaguete" talvez conheçam "O dólar Furado" ("Un dollaro bucato", de Giorgio Ferroni, lançado em 1965).
O ator Giuliano Gemma é um soldado que retorna da guerra e descobre que seu irmão se transformou em um pistoleiro chamado "Black Jack", e a história prossegue.
Mas o ponto aqui é que Gemma leva um tiro na altura do coração em um determinado momento, mas é milagrosamente salvo: a bala acerta uma pesada moeda de um dólar que ele tinha no bolso. Daí o título do filme.
A filme começa com o final da Guerra da Secessão, entre o Norte e o Sul dos Estados Unidos. Gary (Gemma) e Phil O'Hara (Nazzareno Zamperla, ou "Nick Anderson") são dois irmãos confederados (os sulistas, lado derrotado da batalha) que estão entre os diversos soldados libertados de um campo de prisioneiros de guerra.
Sem perspectivas de vida após o final do conflito, os irmãos se separam: Phil resolve seguir para o Oeste em busca da sorte grande, e Gary volta para seu velho rancho, onde reencontra a esposa Judy (Ida Galli, ou Evelyn Stewart).
Algum tempo depois, Gary também resolve tentar a sorte e segue os passos do irmão até a cidade de Yellowstone, dominada por um figurão, McCory (Pierre Cressoy, ou Peter Cross), que está forçando os pequenos fazendeiros a venderem suas propriedades a preço de banana - coisa típica de vilão de western.
Num argumento parecido com tragédia grega, Gary é engambelado por McCory e convencido a matar um "sanguinário bandido" chamado Black Eye, que, na hora H, descobre ser seu próprio irmão Phil!
É um filme antológico que é obrigatório para os amantes do Western, também para ficar assobiando a inesquecível música-tema “Se Tu Non Fossi Bella”, interpretada por Fred Bongusto e compostas por G. Fierro, Mogol, V. Pallavicini, Locatelli.
Não deixe de assistir!
Matéria:Wesley Faustino
Comentários
Postar um comentário