quinta-feira, 16 de maio de 2019


Um dos maiores polos fruticolas do Brasil, a região do Submédio São Francisco, vem tendo limitações na comercialização interna e exportação de sua produção, principalmente de manga, devido às moscas das frutas, com uma perda entre 8 a 10% do rendimento bruto.

Neste sentido, o Gerente Executivo, Walter Alencar, do Distrito de Irrigação do Perímetro de Maniçoba(DIM), à margem do rio São Francisco, no município de Juazeiro, entregou na Secretaria de Agricultura, Irrigação, Pecuária, Pesca e Aquicultura do Estado da Bahia (Seagri), o projeto de Monitoramento das Moscas-das-Frutas.

Iniciado em 2018 o índice mosca/armadilha/dia (MAD), girava em torno de 30 e com as medidas, como controles fitossanitário, educação sanitária etc, baixou para 4,6 em cinco meses, tornando as frutas aptas à comercialização, devido a um projeto monitoramento e controle  das moscas das frutas, uma parceira com a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia(Adab), Ministério da Agricultura (MAPA), e Moscamed do Brasil.

Mas, o índice de infestação pode voltar a subir, devido a falta do fornecimento do inseticida e a falta das aplicações nas áreas.

Matéria: Wesley Faustino

Nenhum comentário:

Surfista Morre Após Ataque de Tubarão na Austrália

  Neste sábado (6) um surfista de 57 anos, morreu  após ataque de tubarão em praia no norte de Sydney, apesar de ter sido resgatado da água,...