sábado, 25 de maio de 2019

Secretário de agricultura do estado da Bahia eleito vice presidente do Conseagri nacional






 O Secretário de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (Seagri), Lucas Costa, foi eleito por unanimidade o representante nacional dos estados do Nordeste e  vice-presidente do Conselho Nacional de Secretários de Agricultura do Brasil (Conseagri).

O Conseagri é o espaço institucional de interação e articulação entre os estados e discussão das pautas comuns, e encaminhamento das demandas prioritárias a serem apresentadas ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil (MAPA).

Agora, as principais necessidades do setor agrícola e agropecuário dos estados do Nordeste (Alagoas, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe e Bahia) serão discutidas no Conseagri-Nordeste e levadas pelo secretário Lucas Costa ao presidente do conselho.

"Um dos objetivos da nova gestão do Conseagri será fortalecer a agenda da agricultura e pecuária no país", disse Lucas Costa, secretário da Seagri da Bahia, eleito vice-presidente nacional do Conseagri e representante da entidade no Nordeste do Brasil.

CONSEAGRI NORDESTE

Como representante dos estados do Nordeste, Lucas Costa, criou um grupo entre os secretários para reunir esforços na região e fortalecer o combate à peste suína clássica, com maior controle dos focos que foram registrados no norte do Piauí, e apoio nacional do MAPA.

Outra pauta regional comum discutida foi a exportação de frutas e o monitoramento da Mosca das Frutas, incluindo a Mosca da Carambola e, ainda, a expectativa de ampliar a captação de recursos para garantir o crédito necessário de incentivo ao produtor rural brasileiro, para que possa investir e custear a produção agrícola nacional, através do Plano Safra.

Foi discutido com o presidente da Confederação Nacional de Agricultura (CNA), João Martins, e o secretário-executivo do MAPA, Marcos Montes, no auditório da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), que os serviços de Assistência Técnica aos agricultores devem ser uma prioridade desta gestão. A expectativa é aumentar os recursos destinados ao crédito rural e a redução dos juros ao produtor.

O agronegócio contribui para a retomada do crescimento econômico, proporciona alimentação mais barata, inflação menor, gera emprego e renda, com a criação de vagas no setor, e ainda divisas para o país, através da exportação dos produtos agropecuários.

Matéria: Wesley Faustino

Nenhum comentário:

Surfista Morre Após Ataque de Tubarão na Austrália

  Neste sábado (6) um surfista de 57 anos, morreu  após ataque de tubarão em praia no norte de Sydney, apesar de ter sido resgatado da água,...