Pular para o conteúdo principal

Câmara Municipal de Ubatã faz 69 anos de Fundação

 


Matéria: Wesley Faustino


Câmara de Vereadores de Ubatã aniversariou: 69 anos de Fundada e da posse do 1° Vereador e 1° Prefeito. 


A Câmara de Vereadores de Ubatã completou 69 anos de fundação, quando em abril de 1955 o Gestor de Negócios Municipais, Arnaldo Azevedo, criou a 1ª Câmara de Vereadores de Ubatã pelo Decreto n° 23 de 4 de abril para dar posse no dia 7 de abril (uma quinta-feira de 1955) aos primeiros vereadores e ao primeiro prefeito do recém-emancipado município, tornando esta data um feriado municipal que, infelizmente, hoje em dia é esquecido.
A primeira Câmara de Vereadores, eleita em 3 de outubro de 1954 (com mandato de 1955 a 1958), teve como presidentes os vereadores Osmar Fernandes de Oliveira e Hamilton Fernandes Motta. O plenário era composto por Osmar Fernandes de Oliveira, Leônidas Pereira de Oliveira (o dentista Nidinho), Josias Zaga de Souza (Neném), Mário Tavares dos Santos (o médico Dr. Mário), Everaldo Oliveira de Azevedo, Milton Faustino dos Santos, Antonio Muniz Ramos e Hamilton Fernandes Motta. Prefeito: Sandoval Fernandes Alcântara 

Em 1963, o então prefeito Hamilton Fernandes Motta autorizou a compra do imóvel que funcionava a sede da Câmara Municipal e da prefeitura, local que permanece até hoje com a Câmara de Vereadores.
Passaram pelo plenário 179 vereadores eleitos e 21 suplentes que assumiram o mandato - mesmo por apenas um dia -  nestas 17 legislaturas ao longo do período de 1955 a 2024, incluindo apenas dez mulheres - sendo a 3ª suplente, Enoé Ribeiro, a primeira a assumir.

Destaca-se também os três primeiros vereadores representando o Arraial de Dois Irmãos(hoje Ubatã ) na Câmara de Vereadores da Villa de Rio Novo e posterior Ipiaú. Foram eles: Aníbal Azevedo, Dr. César Monteiro Pirajá e Sandoval Fernandes Alcântara.

O ex-vereador e atual vice-prefeito, Paulo Cesar Silva e Silva, detém o recorde de seis mandatos consecutivos no Legislativo, enquanto a ex-vereadora Ednalva Morais Rigaud foi a única mulher a exercer o mandato por três vezes.

Atualmente, a 17ª Câmara de Vereadores, eleita em 15 de novembro de 2020 (mandato de 2021 a 2024), é composta pelos vereadores: Diêgo Magalhães Tavares, Juliano Silva de Oliveira, Erisvaldo Alexandrino dos Santos, Ítalo Bispo de Brito,  Paulo Cesar Silva e Silva Junior, Neide Ferreira de Souza, Matheus Carmo Rebouças, Davidson Gomes Muniz, Márcio Oliveira Santos, Reinam Ramos de Souza, Gabriel Assumpção Nassif. Os vereadores Erisvaldo Alexandrino dos Santos presidiu o 1° biênio e Gabriel Assumpção Nassif o 2° biênio.


 Com uma história rica e de longa data, a Câmara de Vereadores de Ubatã continua desempenhando um papel fundamental na governança local.

 (Ascom da Câmara de Vereadores de Ubatã).


"Pesquisa e texto de Wesley Faustino. Historiador, pesquisador sobre a história da formação do município de Ubatã, política(Executivo e Legislativo)e administrativa,  ex-vice-prefeito de Ubatã, especialista em Gestão Pública e Gestão Ambiental(UNEB).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aniversário meu sobrinho

  O Blog Ibirataia parabeniza hoje(1°/02) Douglas Rodrigues Almeida desejando muitas felicidades, paz, amor e muita saúde! Meu sobrinho há quem diga que és um palhaço. Eu discordo, mas que és divertido e engradado não restam dúvidas. Parabéns e Feliz aniversário!

Aniversário minha nora

  O Blog Ibirataia parabeniza hoje(1/06) Barbosa França desejando muita saúde, paz, amor, saúde e sucesso sempre.                    Que você tenha um feliz aniversário e seja feliz todos os dias de sua vida!                        Parabéns e feliz aniversário!

Dia do Trabalho

 O Blog Ibirataia parabeniza a todos os trabalhadores que faça chuva ou faça sol estão a cada dia contribuindo para o crescimento do país. Não importa se é advogado, médico, pintor, faxineiro, pedreiros, trabalhador rural, servidor público, todos os trabalhos são digno e os trabalhadores devem ser respeitados reconhecidos pelos serviços que prestam ao bem da comunidade. Como já diz o conhecido ditado: " o trabalho dignifica o homem". A comemoração do 1° de maio vem dos movimentos trabalhistas que atuavam na cidade de Chicago, nos Estados Unidos, no final do século XlX. Esses movimentos trabalhistas surgiram como consequência direta da precarização do trabalho após a Revolução Industrial.   Feliz Dia do Trabalhador a todos que fazem a diferença com seu trabalho diário! Dia do trabalhador que mudou para o Dia do Trabalho, se celebra anualmente no dia 1° de maio no Brasil, Portugal, Rússia, França, Espanha, Argentina, entre outros países. Hoje celebramos não apensas o trabalho,