Em Ubatã no ano de 1962, o candidato a governador da Bahia, Lomanto Júnior, conseguiu juntar dois adversários políticos em um evento.
Ano de 1962, o prefeito de Jequié Lomanto Júnior(PL), era o candidato a governador da Bahia. Em Ubatã existiam duas correntes politicas: um grupo com os irmãos Sandoval Fernandes Alcântara(PSD) e Hamilton Fernandes Mota(PTB) e o grupo adversário com os Silva(UDN), liderado por Jalmiro Silva(Bia).
O candidato a governador da Bahia, Lomanto Junior, amigo e fã de Hamilton Mota pelo seu discurso e ações desenvolvimentista - os dois eram Socialistas, mas, Lomanto também simpatizava com Bia Silva.
Numa visita politica a Ubatã para pedir votos e prometer obras, Lomanto Júnior foi recebido pelo prefeito Hamilton Mota - fundador da União dos Prefeitos da Bahia (UPB) -, que fez um comicio em frente a praça da feira livre (hoje Fórum Cleriston Andrade) para receber o candidato a governador e o deputado estadual e candidato à reeleição, Agostinho Pinheiro, ex-vereador e ex-prefeito de Ipiaú, apoiado em Ubatã pelos Silva.
Neste dia, os ubatenses presenciaram um feito épico quando no mesmo palanque, duas correntes politicas antagônicas, dando um abraço simultâneo no futuro governador da Bahia. O suplente de deputado estadual - um dos três líderes político de Ubatã, Sandoval Alcântara não compareceu á solenidade.
Lomanto Júnior(PL) venceu as eleições, derrotando o candidato Waldir Pires(PSD), com 50,92%(396.050) x 46,68% (362.428) votos. Elegeram senadores: Antonio Balbino(PSD) e Josaphat Marinho (PST).
Na foto: deputado Agostinho Pinheiro,
Edizio Muniz, Renato Marques, Creusa Mota, Rosalvo Pinheiro e outros.
Fonte: Jonga Alcântara
Foto: Arquivo pessoal de Jonga Alcântara
Crédito: Wesley Faustino
Comentários
Postar um comentário