O produtor cultural, Roberto de Sant'Ana, na entrega do título de cidadão de Salvador ao ator Othon Bastos, baiano de Tucano, nesta sexta-feira (07), no Plenário da Câmara Municipal de Salvador, citou entre os melhores compositores do Brasil, o ubaitabense Fernando Lona, mais um orgulho para nossa região
•FERNANDO LONA •
Fernando Lona, nome artístico de Fernando José Magalhães Lona (19 de março de 1937 / 5 de julho de 1977), cantor e compositor.
Autor de trilhas sonoras de inúmeras peças teatrais, como O Desembestado, de Ariovaldo Matos, e Arena Canta Zumbi, de Gianfrancesco Guarnieri.
Em 1972 compôs a trilha sonora da telenovela Sol Amarelo da TV Record e, no ano de 1974, inaugurou o Teatro Gamboa em Salvador, musicando a peça Santa Maria Egípcia e trabalhando como ator em As Criadas.
Em 1977 lançou seu único LP, intitulado Cidadão do mundo, reunindo 12 das suas mais expressivas composições.
No mesmo ano do lançamento seu LP, Fernando Lona morreu num desastre automobilístico, na cidade de Jacupiranga a 32 Km da cidade de Registro, em São Paulo, quando se dirigia para Curitiba onde apresentaria o show De cordel e Bordel, no Teatro Paiol.
•ROBERTO DE SANT'ANA•
A lista dos feitos do produtor cultural Roberto de Sant’Ana é longa e variada: descobriu Fafá de Belém e produziu discos de Carlos Drummond de Andrade, Vinicius de Moraes e Mário Quintana.
Lançou a Axé Music, com o álbum “Magia”, de Luiz Caldas, e “Mensageiro da Alegria”, de Gerônimo.
Natural de Irará, apresentou Caetano Veloso a Gilberto Gil, no início dos anos 1960, na Rua Chile. Criou o Quinteto Violado. Lançou Jorge Mautner como cantor.
Criou as “Domingueiras”. Produziu o hoje lendário espetáculo pré-tropicalista “Nós, Por Exemplo”, lançando o Teatro Vila Velha etc etc etc.
Créditos: Wesley Faustino
Comentários
Postar um comentário