sábado, 30 de julho de 2022

Jefferson Lacerda um pioneiro da canoagem Brasileira

 


Jefferson Lacerda, o ícone da Canoagem Baiana e Brasileira 


Amanhã, domingo 31 de julho, é dia de etapa baiana do campeonato de canoagem em Ubatã.  Achei merecedor fazer uma homenagem ao ex-atleta Jeferson Lacerda. 


Pioneiro na canoagem brasileira, Jefferson Lacerda, integrou a primeira delegação da canoagem nas Olimpíadas na Espanha  (Barcelona -1992), sendo o responsável por tudo que é atualmente as cidades de Ubaitaba, Ubatã e Itacaré no mapa da canoagem do Brasil e do Mundo - é uma celebridade. 


Aos 60 anos, nascido em Ubaitaba e Oficial de Justiça no Fórum de Justiça em Ubatã, fez muitos esforços para praticar seu esporte predileto, a canoagem, e chegar em Barcelona para as Olimpíadas. 

No começo usava remos remendados e toras de bananeira para aperfeiçoar o equilíbrio. Para chegar às Olimpíadas fez a seletiva na raia da USP e para custear a viagem vendeu um videocassete JVC, quatro cabeças, uma raridade na época 

Em Barcelona disputou os Jogos no K2 (caiaque de dupla) nas provas de 500 e 1.000 metros, ao lado de Álvaro Kolowski, marcando o nome da Bahia e do Brasil, mas a dupla não se classificou para as semifinais. 




                 Olimpíadas Atlantas  1996

Classificado novamente, desta vez em 1996, para Olimpíada de Atlanta, em sua melhor fase, uma lesão no ombro o retirou da participação. 

Lacerda, como é conhecido, começou a remar aos 27 anos (idade já avançada para esporte em competição) e aos 30 anos chegou aos jogos oficiais. Detentor de 70 medalhas em disputas individuais, duplas e quádruplas, participou de dois mundiais, conquistou seis campeonatos sul-americanos e ganhou três medalhas de pan-americanos. 

Técnico da seleção brasileira por oito anos ( 1998 e 2006) e, por meio de cursos de intercâmbio, principalmente em Cuba, lançou as bases da modalidade na Bahia. 

Deixou grandes legados na canoagem brasileira, a exemplo do técnico da seleção brasileira feminina, Figueroa Conceição, que foi seu aluno, e vários canoístas premiados em campeonatos baiano, brasileiro e mundial, como Isaquias e Erlon.

Ele é um símbolo para os atletas da canoagem. Parabéns por tudo.

Fonte: Estado de São Paulo 

Matéria: Wesley Faustino 

Nenhum comentário:

Surfista Morre Após Ataque de Tubarão na Austrália

  Neste sábado (6) um surfista de 57 anos, morreu  após ataque de tubarão em praia no norte de Sydney, apesar de ter sido resgatado da água,...