Pular para o conteúdo principal

Mera coincidência?

Na novela o Bem Amado,  o prefeito Odorico é um politico oportunista, e mantinha a pompa e cicunstancia do cargo.



Consumado est?, pergunta o prefeito Odorico Paraguaçu(Paulo Gracindo) ao padre Vigário (Rogério Fróes), referindo-se ao doente terminal, primo das irmãs Cajazeiras, Ernesto,  importado de Salvador para morrer em Sucupira e, assim, o prefeito poderia inaugura sua maior realização: o cemitério municipal.  Na verdade a frase em latim é  "consummatum est". 


O personagem principal da novela 'O Bem-Amado' adorava inventar palavras: Merecedência, Democratura, Cachacistas Juramentados, Donzelas Praticantes,Talqualmente, Muambistas, Cocainistas, Maconhistas e Licitude e frases como "vamos botar de lado os entretantos e partir para os finalmentes", além de diversas outras mescladas entre latim e português. 


 O corrupto e demagogo Odorico Paraguaçu é candidato a prefeito de Sucupira e se elege com o slogan “Vote em um homem sério e ganhe um cemitério”. O problema é que não morre ninguém para que a obra seja inaugurada. Eleito, tomou posse e soltou a verborragia: "Tomo posse como prefeito desta cidade com as mãos limpas e o coração nu, despido estripitisicamente de qualquer ambição de glória. Nesta hora exorbitante, neste momento extrapolante eu alço os olhos para o meu destino e, vendo no céu a cruz de estrelas que nos protege, peço a Deus que olhe para nossa terra e abençoe a brava gente de Sucupira." 


Sempre após as falas, aplausos e gritinhos ecoavam dos presentes mais exaltados e aliados de todas as  horas,  como as irmãs Cajazeiras – Dorotéia (Ida Gomes), Dulcinéia (Dorinha Duval) e Judicéia (Dirce Migliaccio), apaixonadas pelo coronel – e Dirceu Borboleta (Emiliano Queiroz), seu fiel secretário pessoal, que num dos capítulos ordenou o prefeito "Seu Dirceu, convoque o deputado. Preciso ter com ele um coloquiamento apelatório catequisante". 


Fissurado para que morra alguém na cidade, o  prefeito resolve consentir a volta à cidade do matador Zeca Diabo (Lima Duarte), com a garantia de que ele não será preso. Há a esperança de que ele mate alguém e lhe arranje um defunto. 

O prefeito só não imaginava que Zeca Diabo volta a Sucupira disposto a nunca mais matar ninguém, pois quer virar um homem correto. 


E, Odorico, não perdia a oportunidade para seu falatório enaltecendo sua obra extraordinária: "Esta obra entrará para os anais e menstruais de Sucupira e do país",  e durante a campanha também soltou esta pérola, "É uma alegria poder anunciar que prafentemente vocês já poderão morrer descansados, tranqüilos e desconstrangidos, na certeza de que vão ser sepultados aqui mesmo, nesta terra morna e cheirosa de Sucupira". 


Primeiro folhetim em cores da TV brasileira e primeiro a ser exportado, 'O Bem-Amado' se notabiliza justamente pelo enredo de Odorico Paraguaçu, magistralmente vivido por Paulo Gracindo. 


Odorico é um politico oportunista. 

"Calunismos. Eu também sou meio socialista. Não da ponta esquerda... do meio de campo, caindo pra direita!"

Errava nos entretantos e nos finalmentes, mas mantinha a pompa e circunstância do cargo. Nada de palavrões ou citações sobre as próprias hemorróidas verbais, longe disso. Repare que ele tinha lá sua elegância - tintura preta na farta cabeleira, ternos alinhados, sempre de chapéu, acento nordestino, e outras elegâncias. 


O Bem-Amado é uma das mais famosas farsas sociopolítico-patológicas. 

Odorico, o político, o doutor, o tribuno, Odorico, o Grande, o Pacificador, é a engraçada e irônica versão da realidade do público brasileiro, uns mais, outros menos “simpáticos”, mas todos com o mesmo objetivo: inflar o próprio ego à custa do povo, como na frase "Como diria o rei dos persas, Dario Peito de Aço, pra cada problemática tem uma solucionática. Se não disse, perdeu a oportunidade de ser citado por mim". 


• Descaso com a epidemia • 


Apesar do novo coronavírus (Covid-19) não existir nos anos 1970, O Bem-Amado retratou uma epidemia na ficção. A cidade de Sucupira se torna alvo de uma onda de tifo e, focado em sua estratégia de deixar alguém morrer no local para inaugurar o cemitério, Odorico faz vistas grossas para vacinar todos. 


É assim foi o prefeito Odorico Paraguaçu,  criado pelo ilustre baiano Dias Gomes, autor de outras obras de excelência. Leia algumas pérolas do prefeito: 


- "É com a alma lavada e enxaguada que lhe recebo nesta humilde cidade" 


- "Vamos dar uma salva de palmas a esta figura trepidante e dinamitosa que foi o Seu Nono" 


- "Quem é que pode viver em paz mormentemente sabendo que, depois de morto, defunto, vai ter que defuntar três léguas pra ser enterrado?" 


-  "Vexame para o nosso prefeito, agora em estado de defuntice compulsória, ter que andar três léguas para ser enterrado." 


- "Se eleito nas próximas eleições, meu primeiro ato como prefeito será o de cumprir o funéreo dever de mandar fazer o construimento do cemitério municipal." 


- "Isto deve ser obra da esquerda comunista, marronzista e badernenta" 


- "Meu caro jornalista, isso me deixa bastantemente entristecido, com o coração afogado na daceptude e no desgosto. Numa hora em que eu procuro arrancar o azeite-de-dendê do estágio retaguardista do manufaturamento (...), me vêm com esse acusatório destabocado somentemente porque meia dúzia de baiacus apareceram mortos na praia." 


-"Seu Dirceu, não fique aí com essa cara de seu-Malaquias-cadê-minha-farofa! Tome os providenciamentos necessários!" 


- "O senhor não vai matar, vai suicidar o homem apenasmente..." 


- "Pare com esse perguntório e essa cara de disenteria. Temos é que tratar dos providenciamentos inauguratícios do cemitério". 


-"Vai ter uma confabulância político-sigilista sobre as nossas politicas".


Autoria: Dias Gomes

Supervisão: Daniel Filho

 Direção: Régis Cardoso 

Período de exibição: 22/01/1973 a 03/10/1973

 Nº de 178 capítulos. 

Trilha Sonora: 11 canções de Toquinho e Vinicius de Morais.

Matéria: Wesley Faustino

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aniversário meu sobrinho

  O Blog Ibirataia parabeniza hoje(1°/02) Douglas Rodrigues Almeida desejando muitas felicidades, paz, amor e muita saúde! Meu sobrinho há quem diga que és um palhaço. Eu discordo, mas que és divertido e engradado não restam dúvidas. Parabéns e Feliz aniversário!

Aniversário minha nora

  O Blog Ibirataia parabeniza hoje(1/06) Barbosa França desejando muita saúde, paz, amor, saúde e sucesso sempre.                    Que você tenha um feliz aniversário e seja feliz todos os dias de sua vida!                        Parabéns e feliz aniversário!

Dia do Trabalho

 O Blog Ibirataia parabeniza a todos os trabalhadores que faça chuva ou faça sol estão a cada dia contribuindo para o crescimento do país. Não importa se é advogado, médico, pintor, faxineiro, pedreiros, trabalhador rural, servidor público, todos os trabalhos são digno e os trabalhadores devem ser respeitados reconhecidos pelos serviços que prestam ao bem da comunidade. Como já diz o conhecido ditado: " o trabalho dignifica o homem". A comemoração do 1° de maio vem dos movimentos trabalhistas que atuavam na cidade de Chicago, nos Estados Unidos, no final do século XlX. Esses movimentos trabalhistas surgiram como consequência direta da precarização do trabalho após a Revolução Industrial.   Feliz Dia do Trabalhador a todos que fazem a diferença com seu trabalho diário! Dia do trabalhador que mudou para o Dia do Trabalho, se celebra anualmente no dia 1° de maio no Brasil, Portugal, Rússia, França, Espanha, Argentina, entre outros países. Hoje celebramos não apensas o trabalho,