Pular para o conteúdo principal

As Baleias Não Vêm Mais Aqui

  Em dezembro o mais novo livro do escritor Achel Tinoco "O conto da ilha de Taparica" será lançado.

               

Por volta da década de 1850, José Severo Martins Braga e Marcos Theodoro Pimentel, já libertos, continuavam residindo na vila de Itaparica. Esse foi um período que se revelou decisivo para a história da indústria baleeira no Brasil, pois foi um tempo em que as antigas e pujantes armações de caça e desmancho dos cetáceos entraram em declínio, dentre outros motivos por conta do fim do tráfico de africanos escravizados e a diminuição dos animais na Baía de Todos-os-Santos.
Desde aqueles tempos da implantação das armações de caça e beneficiamento do óleo da baleia em Itaparica, sempre houve uma concentração de mulheres ganhadeiras, de escravos e homens livres dedicados à pescaria e à baleação nas imediações e nos distritos da povoação. Ali, africanos costumavam se comunicar na língua nagô e a ensinavam aos nascidos no Brasil, enquanto compartilhavam a rotina laboriosa de atracar embarcações, tratar o pescado e desmanchar baleias nas imediações urbanas. O caminho para uma possível ascensão social e econômica estava mesmo na dedicação às atividades da baleação, mas eram anos ainda bastantes difíceis. Quando um liberto envolvia-se com esse ramo de atividade, geralmente começava a construir uma vida menos sofrível e extenuante. Contudo, era um investimento de médio e longo prazo, sendo a aquisição dos instrumentos de trabalho e embarcações para a perseguição ao animal uma demanda onerosa só passível de recuperação com o passar dos anos e com boas temporadas de aproximação das baleias na Baía de Todos-os-Santos.

Crédito: Achel Tinoco
Foto: Rede social

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aniversário meu sobrinho

  O Blog Ibirataia parabeniza hoje(1°/02) Douglas Rodrigues Almeida desejando muitas felicidades, paz, amor e muita saúde! Meu sobrinho há quem diga que és um palhaço. Eu discordo, mas que és divertido e engradado não restam dúvidas. Parabéns e Feliz aniversário!

Aniversário minha nora

  O Blog Ibirataia parabeniza hoje(1/06) Barbosa França desejando muita saúde, paz, amor, saúde e sucesso sempre.                    Que você tenha um feliz aniversário e seja feliz todos os dias de sua vida!                        Parabéns e feliz aniversário!

Dia do Trabalho

 O Blog Ibirataia parabeniza a todos os trabalhadores que faça chuva ou faça sol estão a cada dia contribuindo para o crescimento do país. Não importa se é advogado, médico, pintor, faxineiro, pedreiros, trabalhador rural, servidor público, todos os trabalhos são digno e os trabalhadores devem ser respeitados reconhecidos pelos serviços que prestam ao bem da comunidade. Como já diz o conhecido ditado: " o trabalho dignifica o homem". A comemoração do 1° de maio vem dos movimentos trabalhistas que atuavam na cidade de Chicago, nos Estados Unidos, no final do século XlX. Esses movimentos trabalhistas surgiram como consequência direta da precarização do trabalho após a Revolução Industrial.   Feliz Dia do Trabalhador a todos que fazem a diferença com seu trabalho diário! Dia do trabalhador que mudou para o Dia do Trabalho, se celebra anualmente no dia 1° de maio no Brasil, Portugal, Rússia, França, Espanha, Argentina, entre outros países. Hoje celebramos não apensas o trabalho,