Eu e o geógrafo da CBPM, Antonio Espinheira, recebemos o ciclista José Bezerra, que junto com Esron Carvalho, organizam a
“Expedição Estrada Real – Caminhos da Bahia Colonial”, com data de saída dia 22 de novembro da Igreja da Missão, no munícipio de Jacobina - o mais antigo templo religioso da cidade e marco zero da Estrada Real - e chegada prevista para o dia 30 na cidade de Rio de Contas, onde se encontra o maior trecho contínuo da Estrada Real no Brasil.
Criada por Decreto do rei D. João V e edificada por Pedro Barbosa Leal, a Estrada Real, demarca uma área de 750 km, passando por 17 municípios nas regiões da Chapada Diamantina, Serra de Jacobina e Bacia de Irecê, com muitos atrativos turísticos, a exemplo de acidentes geográficos, cachoeiras, ruínas e fazendas que têm uma história associada ao período da mineração.
A CBPM disponibilizou aos idealizadoes da Expedição a publicação "Estrada Real, Caminhos da Bahia Colonial", com todo levantamento georreferenciado do Eixo da Estrada Real - século XVIII, feito por uma equipe técnica da CBPM, composta pelo geólogo, Adalberto Figueiredo Ribeiro; Antonio Raimundo Leone Espinheira, geógrafo, e o técnico em Geotecnologias, Niverton Costa Freitas.
Esta será a sétima expedição, denominada “Bike Sertão Veredas”, uma série planejada por Bezerraider (Jose Bezerra) e Nino (Esron Carvalho), amantes da Bike.
Comentários
Postar um comentário