Pular para o conteúdo principal

Bruno Duarte falando de musica

Michael Jackson - Ben

Lançado em 1972, Ben, é o segundo trabalho solo do rei do pop, Michael Jackson. Na ocasião, o cantor, ainda integrava a banda Jackson 5 com seus irmãos, mas a gravadora Motown já percebia o seu talento. Vale lembrar que no mesmo ano foi lançado o primeiro disco do artista: Got to be There.

Em Ben, Michael é um intérprete. Adolescente, o jovem cantor, não compôs nenhuma música para o disco, que é repleto de sucessos de artistas do R&B que integravam o cast da Motown.

A faixa título é uma canção composta para um filme do mesmo nome, que conta a história de um menino e o seu rato. Esse foi o único single do álbum e atingiu o 1º lugar da Billboard. A música também foi indicada ao Oscar de melhor canção original.

Ben privilegia a grande qualidade vocal de Michael, que interpreta a canção de maneira suave, emocionante e poderosa. O instrumental não se destaca, mas é um acompanhamento perfeito para a voz de Michael Jackson..

A letra é sobre a amizade, onde um apoia o outro - o que cai como uma luva no filme, onde, um garoto tem como maior amigo um rato - sendo esta a mais famosa canção solo de Michael na fase pré Off The Wall - primeiro disco da sequência que transformaria o astro em "O REI DO POP".

"Ben, most people would turn you away I don't listen to a word they say" - Ben, a maioria das pessoas te mandaria embora Eu não escuto nada do que eles dizem

Greatest Show on Earth - a segunda música do álbum, tem um instrumental que se destaca mais e tem a cara dos anos 70. A letra é uma brincadeira com o circo - que é o maior espetáculo da Terra, com, parques de diversão itinerantes, além, de abordar o amor.

Na sequência somos contemplados com People Make the World Go Round, um dos hits do disco. Uma canção política que lembra muito a fase "What's Going On" de Marvin Gaye. O instrumental é interessante e a interpretação de Michael Jackson dá um ar diferente à música. A letra se sobressai com críticas sociais aos Estados Unidos daquela época - porém, é uma canção que até hoje soa atual.

" Teachers on strike, no more school today. They want more money but the board won't pay" - Professores em greve, não há mais escola hoje Eles querem mais dinheiro, mas a Câmara não vai pagar

We've Got a Good Thing Going é outra balada, com mais um belo trabalho vocal de Michael Jackson. Com uma letra romântica, a canção, procura abordar o público adolescente. Uma proposta diferente da adotada pelo Jackson 5 - porém, seria o rumo que a banda tomaria anos depois re-batizada como -The Jacksons.

Em seguida escutamos o clássico My Girl, de Smokey Robinson, gravado originalmente pelos Temptations. Essa é uma das canções mais famosas do R&B americano, sendo uma das músicas mais regravadas de todos os tempos. Além de Michael Jackson, Otis Redding, Rolling Stones, The Mamas & The Papas, Dolly Parton, Prince Buster, e Jesus and Mary Chain foram alguns dos artistas que fizeram versões de My Girl.

A versão de Michael Jackson é competente, porém com pouca diferença da original. O rei do pop, prioriza os backing vocals que são mais alegres do que a original dos Temptations.

A sétima faixa, What Goes Around Comes Around é animada, porém, a letra fala sobre o término de um relacionamento. A canção conta com uma sonoridade bem setentista, e vemos, um Michael Jackson mais maduro, cantando sobre um tema adulto.

In Our Small Way, conta com uma parte falada - que mais uma vez, lembra Marvin Gaye - desta vez a música Save The Children - sendo o artista, também da Motown, uma grande referência/influência para Ben. A voz adocicada de Michael, nos remete a um discurso apaziguador, sem a subversão de Marvin Gaye. A sonoridade é padrão - vale lembrar, que a Motown costumava igualar a sonoridade de seus artistas. Apesar de ser uma música legal, faltou, o espírito de Marvin Gaye.

Shoo-Be-Doo-Be-Doo-Da-Day é uma regravação de outro cantor famoso - desta vez, falamos de Steve Wonder. Com um belíssimo trabalho vocal de Michael, a versão original ainda é superior.

A última música do disco é You Can Cry on My Shoulder, uma canção que foi composta pelo patrão de Michael Jackson, Berry Gordy, o dono da Motown - e isso explica o porque dela ser a música mais convencional do disco, já que foi composta para ser um hit "fabricado" da gravadora, sendo a mais fraca do disco.

Ben é um disco diferente - seja na carreira de Michael Jackson à frente do Jackson 5, ou, da sonoridade do Rei do Pop - que começa no disco Off The Wall. É um disco pouco ousado - já que ele não compôs nenhum material, mas que é salvo devido a um belo trabalho vocal de um jovem que se tornaria o maior astro da música pop.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aniversário meu sobrinho

  O Blog Ibirataia parabeniza hoje(1°/02) Douglas Rodrigues Almeida desejando muitas felicidades, paz, amor e muita saúde! Meu sobrinho há quem diga que és um palhaço. Eu discordo, mas que és divertido e engradado não restam dúvidas. Parabéns e Feliz aniversário!

Aniversário minha nora

  O Blog Ibirataia parabeniza hoje(1/06) Barbosa França desejando muita saúde, paz, amor, saúde e sucesso sempre.                    Que você tenha um feliz aniversário e seja feliz todos os dias de sua vida!                        Parabéns e feliz aniversário!

Dia do Trabalho

 O Blog Ibirataia parabeniza a todos os trabalhadores que faça chuva ou faça sol estão a cada dia contribuindo para o crescimento do país. Não importa se é advogado, médico, pintor, faxineiro, pedreiros, trabalhador rural, servidor público, todos os trabalhos são digno e os trabalhadores devem ser respeitados reconhecidos pelos serviços que prestam ao bem da comunidade. Como já diz o conhecido ditado: " o trabalho dignifica o homem". A comemoração do 1° de maio vem dos movimentos trabalhistas que atuavam na cidade de Chicago, nos Estados Unidos, no final do século XlX. Esses movimentos trabalhistas surgiram como consequência direta da precarização do trabalho após a Revolução Industrial.   Feliz Dia do Trabalhador a todos que fazem a diferença com seu trabalho diário! Dia do trabalhador que mudou para o Dia do Trabalho, se celebra anualmente no dia 1° de maio no Brasil, Portugal, Rússia, França, Espanha, Argentina, entre outros países. Hoje celebramos não apensas o trabalho,