Pular para o conteúdo principal

Bruno Duarte falando de musica

Michael Jackson - Ben

Lançado em 1972, Ben, é o segundo trabalho solo do rei do pop, Michael Jackson. Na ocasião, o cantor, ainda integrava a banda Jackson 5 com seus irmãos, mas a gravadora Motown já percebia o seu talento. Vale lembrar que no mesmo ano foi lançado o primeiro disco do artista: Got to be There.

Em Ben, Michael é um intérprete. Adolescente, o jovem cantor, não compôs nenhuma música para o disco, que é repleto de sucessos de artistas do R&B que integravam o cast da Motown.

A faixa título é uma canção composta para um filme do mesmo nome, que conta a história de um menino e o seu rato. Esse foi o único single do álbum e atingiu o 1º lugar da Billboard. A música também foi indicada ao Oscar de melhor canção original.

Ben privilegia a grande qualidade vocal de Michael, que interpreta a canção de maneira suave, emocionante e poderosa. O instrumental não se destaca, mas é um acompanhamento perfeito para a voz de Michael Jackson..

A letra é sobre a amizade, onde um apoia o outro - o que cai como uma luva no filme, onde, um garoto tem como maior amigo um rato - sendo esta a mais famosa canção solo de Michael na fase pré Off The Wall - primeiro disco da sequência que transformaria o astro em "O REI DO POP".

"Ben, most people would turn you away I don't listen to a word they say" - Ben, a maioria das pessoas te mandaria embora Eu não escuto nada do que eles dizem

Greatest Show on Earth - a segunda música do álbum, tem um instrumental que se destaca mais e tem a cara dos anos 70. A letra é uma brincadeira com o circo - que é o maior espetáculo da Terra, com, parques de diversão itinerantes, além, de abordar o amor.

Na sequência somos contemplados com People Make the World Go Round, um dos hits do disco. Uma canção política que lembra muito a fase "What's Going On" de Marvin Gaye. O instrumental é interessante e a interpretação de Michael Jackson dá um ar diferente à música. A letra se sobressai com críticas sociais aos Estados Unidos daquela época - porém, é uma canção que até hoje soa atual.

" Teachers on strike, no more school today. They want more money but the board won't pay" - Professores em greve, não há mais escola hoje Eles querem mais dinheiro, mas a Câmara não vai pagar

We've Got a Good Thing Going é outra balada, com mais um belo trabalho vocal de Michael Jackson. Com uma letra romântica, a canção, procura abordar o público adolescente. Uma proposta diferente da adotada pelo Jackson 5 - porém, seria o rumo que a banda tomaria anos depois re-batizada como -The Jacksons.

Em seguida escutamos o clássico My Girl, de Smokey Robinson, gravado originalmente pelos Temptations. Essa é uma das canções mais famosas do R&B americano, sendo uma das músicas mais regravadas de todos os tempos. Além de Michael Jackson, Otis Redding, Rolling Stones, The Mamas & The Papas, Dolly Parton, Prince Buster, e Jesus and Mary Chain foram alguns dos artistas que fizeram versões de My Girl.

A versão de Michael Jackson é competente, porém com pouca diferença da original. O rei do pop, prioriza os backing vocals que são mais alegres do que a original dos Temptations.

A sétima faixa, What Goes Around Comes Around é animada, porém, a letra fala sobre o término de um relacionamento. A canção conta com uma sonoridade bem setentista, e vemos, um Michael Jackson mais maduro, cantando sobre um tema adulto.

In Our Small Way, conta com uma parte falada - que mais uma vez, lembra Marvin Gaye - desta vez a música Save The Children - sendo o artista, também da Motown, uma grande referência/influência para Ben. A voz adocicada de Michael, nos remete a um discurso apaziguador, sem a subversão de Marvin Gaye. A sonoridade é padrão - vale lembrar, que a Motown costumava igualar a sonoridade de seus artistas. Apesar de ser uma música legal, faltou, o espírito de Marvin Gaye.

Shoo-Be-Doo-Be-Doo-Da-Day é uma regravação de outro cantor famoso - desta vez, falamos de Steve Wonder. Com um belíssimo trabalho vocal de Michael, a versão original ainda é superior.

A última música do disco é You Can Cry on My Shoulder, uma canção que foi composta pelo patrão de Michael Jackson, Berry Gordy, o dono da Motown - e isso explica o porque dela ser a música mais convencional do disco, já que foi composta para ser um hit "fabricado" da gravadora, sendo a mais fraca do disco.

Ben é um disco diferente - seja na carreira de Michael Jackson à frente do Jackson 5, ou, da sonoridade do Rei do Pop - que começa no disco Off The Wall. É um disco pouco ousado - já que ele não compôs nenhum material, mas que é salvo devido a um belo trabalho vocal de um jovem que se tornaria o maior astro da música pop.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aniversário meu sobrinho

  O Blog Ibirataia parabeniza hoje(1°/02) Douglas Rodrigues Almeida desejando muitas felicidades, paz, amor e muita saúde! Meu sobrinho há quem diga que és um palhaço. Eu discordo, mas que és divertido e engradado não restam dúvidas. Parabéns e Feliz aniversário!

Aniversariantes do Dia

  O Blog Ibirataia parabeniza hoje (29), o cantor Inho San e sua irmã Cilene Silva de Jesus, desejando  muitas paz, saúde, amor e alegria. Nesta data especial em dobro, gostaria de parabenizar vocês dois por serem tão incríveis. Felicidades, muitos anos de vida e que Deus continue iluminando e abençoando a vida de voceis.

Nota de falecimento

  O Blog Ibirataia manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento de Maria da Gloria Santos Silva, 70 anos (conhecida Goi), ocorrido na tarde de hoje(12/11), no Hospital Prado Valadares em Jequié  Lamento sua perda irreparável, solidarizo-me com a família e amigos neste momento de dor e saudade. Meus sentimentos aos familiares  Denise Machado