Pular para o conteúdo principal

Ibirataia terra Abençoada



A origem do nome, tem vários significado, algumas pessoas falam que TAYA, de IBIRATAIA significa pôr do sol refletido na água, outros que tem origem indígena, tupi o nome de uma planta.
Era um distrito com o nome de Tesouras e teve sua emancipação política  em 1960.
Mas o que sei e que esta pequena cidade do sul da Bahia é abençoada e acolhedora.
Ouvir muitas historias do meu avô José Machado que na época, existia tropeiros, que conduzia gados, burros, cavalos como meio de trazer mercadorias para a cidade
Existe varias fazendas  Vila Ferreira, de 1920, fazenda São José de 1930, fazenda Floresta Negra de 1918 e varias outras que me fogem a memória
O período da fartura com o cacau, os armazéns, Sobral, seu Berto, Dona Hilda, Loja Renilda de tecidos que muitas vezes eu ia comprar para minha avó Dona Aurelina (mas conhecida como Dona Leli) Dona do salão de costura o único na cidade.
O comércio era todo na Praça Sete de Setembro, onde acontecia a feira, embaixo da delegacia era o mercado de farinha.
Lembro-me também que tinha os soldados Dodoce e Sereno, poucas ruas, e tinha o famoso caruru em setembro, o Carnaval, os bailes do clube, onde hoje é feira era o antigo campo de futebol
O primeiro prefeito Dr. Aristóteles, médico, amigo, que ajudava muitas pessoas e tinha um coração imenso  e não  tem como não falar do amigo e ex prefeito Julio Leal que faleceu recentemente, uma pessoa muito querida.
A nossa Ibirataia tinha um Cinema (Cine Arait) que muitas vezes fui com meu pai Zélio Machado, eu amava,assistir TARZAN.
As igrejas de Ibirataia, a do centro a Igreja Católica sempre em 19 de marco tinha festa, onde os jovens da cidade se reuniam, também a Igreja de Nossa Senhora das Graças do bairro Massaranduba, a Igreja de Senhor do Bonfim, em Tesourinhas ,a Igreja de Santo Antônio em Algodão
E inúmeras Igrejas Evangélicas, não vou citar nomes pois poderei esquecer algumas e não seria justo.
Colégio de Ibirataia, quantas lembranças no recreio se escutava Raul Seixas, e quando chovia era brincadeira de guarda-chuva, e final de ano ninguém passava no rio, sem se molhar e tinha a camisa do Colégio com o nomes dos amigos, e tinha Educação Física com a professora Neide e Educação para o Lar com a saudosa professora Violeta Fonseca e todos antes da aulas cantavam o Hino Nacional
Hoje Ibirataia cresceu há agora muitas ruas, ou melhor vários bairros, variedades de lojas, um portal na entrada da cidade lindo e o São João que aquece as vendas na cidade e trás muitos turistas e pessoas da terra que moram fora, pois os que nascem em Ibirataia mesmo distante não esquece a terra amada.
Falo sempre Ibirataia é o Paraíso, a noite estrelas, o vento, os moradores pessoas queridas.
Meu Feliz Aniversário a esta terra amada
Gostaria de citar nomes de todos os amigos, mas graças a Deus são muitos que desde criança fui ganhando, mas estão todos aqui no meu coração.
Sou um ano mas nova que Ibirataia, mas as lembranças e o amor estarão para sempre no meu coração.
Algodão que é distrito de Ibirataia, lindo, com pessoas amáveis, a noite uma paz. 
aos amigos de Algodão, que também não vou citar nomes, meu muito obrigada pelo carinho.

Palavras de Denise Machado , Filha Apaixonada desta Terra linda, Ibirataia





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aniversário meu sobrinho

  O Blog Ibirataia parabeniza hoje(1°/02) Douglas Rodrigues Almeida desejando muitas felicidades, paz, amor e muita saúde! Meu sobrinho há quem diga que és um palhaço. Eu discordo, mas que és divertido e engradado não restam dúvidas. Parabéns e Feliz aniversário!

Aniversário minha nora

  O Blog Ibirataia parabeniza hoje(1/06) Barbosa França desejando muita saúde, paz, amor, saúde e sucesso sempre.                    Que você tenha um feliz aniversário e seja feliz todos os dias de sua vida!                        Parabéns e feliz aniversário!

Dia do Trabalho

 O Blog Ibirataia parabeniza a todos os trabalhadores que faça chuva ou faça sol estão a cada dia contribuindo para o crescimento do país. Não importa se é advogado, médico, pintor, faxineiro, pedreiros, trabalhador rural, servidor público, todos os trabalhos são digno e os trabalhadores devem ser respeitados reconhecidos pelos serviços que prestam ao bem da comunidade. Como já diz o conhecido ditado: " o trabalho dignifica o homem". A comemoração do 1° de maio vem dos movimentos trabalhistas que atuavam na cidade de Chicago, nos Estados Unidos, no final do século XlX. Esses movimentos trabalhistas surgiram como consequência direta da precarização do trabalho após a Revolução Industrial.   Feliz Dia do Trabalhador a todos que fazem a diferença com seu trabalho diário! Dia do trabalhador que mudou para o Dia do Trabalho, se celebra anualmente no dia 1° de maio no Brasil, Portugal, Rússia, França, Espanha, Argentina, entre outros países. Hoje celebramos não apensas o trabalho,